Engenharia eletrica

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Campus Juazeiro
Laboratório de circuitos elétricos II

Teorema de Norton.

Juazeiro - BA
17/10/2008
Objetivos

A prática proposta tevecomo objetivo a análise do Teorema de Norton comparado os resultados obtidos através de cálculos teóricos, medição experimental e simulação computacional usando o software Proteus.
.Introdução teórica

Aproximadamente 43 anos depois de publicado o Teorema de Thevenin um outro teorema similar foi proposto, esse teorema foi batizado de Teorema de Norton em homenagem ao engenheiroamericano E. L. Norton.
O Teorema de Norton estabelece que um circuito linear de dois terminais (figura a) pode ser substituída por um circuito equivalente constituído por uma fonte de corrente Inem paralelo com um resistor RN onde IN é a corrente de curto-circuito através dos terminais e RN é a resistência de entrada ou equivalente aos terminais quando as fontes independentes são desligadas(figura b).

[pic]

Para encontrar a corrente de IN de Norton é necessário que seja determinado a corrente de curto-circuito que flui do terminal a para o terminal b no circuito da figuraabaixo.

[pic]

Com relação às resistências existe uma proximidade entre os Teoremas de Norton e Thevenin onde RTh = RN, essa igualdade determina a relação

IN= VTh / RTh

Isto é essencialmente uma transformação de fonte. Por esta razão, a transformação, de fontes é geralmente chamada de transformação Thevenin-Norton.

ProcedimentosExperimentais

Inicialmente foi conectado as fontes de alimentação de +5V na placa analógica AB85, posteriormente foi calculado o valor pratico da corrente equivalente de Norton IN, para issoconectamos a fonte de +5V na soquete a e medimos através de um amperímetro a corrente que circula enrte os pontos b e ground. Esse é o valor da corrente de Norton.
Para calcular a resistência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • engenharia eletrica
  • Engenharia elétrica
  • Engenharia eletrica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia eletrica
  • engenharia elétrica
  • Engenharia elétrica
  • engenharia elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!