Engenharia economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA ECONÔMICA

01 - INTRODUÇÃO

É consenso generalizado que o objetivo relevante de uma empresa, numa economia de livre iniciativa e em regime de concorrência, consiste na maximização dos lucros dos detentores do capital desta empresa.

A reconhecida necessidade de se buscar contínua e agressivamente resultados eficazes para a consecução destes objetivos freqüentemente exige odesenvolvimento de novos produtos, construção de outras fábricas, substituição de equipamentos obsoletos, novos métodos de fabricação e comercialização, sistemas mais econômicos para a movimentação de materiais etc., incorporando de forma definitiva o investimento como um fato da vida econômica da empresa.

Na vida real, entretanto, ocorre que a quantidade de recursos disponíveis para a realização dasinversões é insuficiente para atender a todas as oportunidades existentes. Esta escassez de recursos leva a administração a agir no sentido de decidir racionalmente quanto à sua alocação naquelas alternativas de investimentos mais interessantes.

Tomar tais decisões exclusivamente a partir de juízo de valor, experiência anterior ou pura intuição (filing) tem sido muito freqüente. O elevadoaporte de recursos exigidos, associado à característica de irreversibilidade das decisões sobre investimento, tem provocado, contudo, enganos de graves conseqüências devido a esta abordagem incorreta. Este fato, aliado à crescente importância das decisões sobre investimentos nas empresas modernas, gerou tendências mais recentes, que evoluíram no sentido de enfocar objetivamente estas decisões, pormeio de métodos quantitativos de análise.

A Engenharia Econômica é a técnica que possibilita quantificar monetariamente e avaliar economicamente alternativas, permitindo ao administrador a posse de um conjunto de elementos e informações necessários à correta tomada de decisão.

Assim, podemos definir Engenharia Econômica como sendo o conjunto de princípios e técnicas necessárias à tomada dedecisões sobre alternativas de investimento.

Suas origens primordiais estão no texto clássico “The Economic Theory of Railway Location”, de Arthur M. Wellington, publicado em 1887, as técnicas de Engenharia Econômica foram desenvolvidas e apuradas posteriormente nas indústrias e nos órgãos governamentais, sendo que atualmente sua utilidade é evidenciada em atividades diversas além da Engenharia,incluindo-se, entre estas, finanças, marketing, produção e até mesmo muitas decisões pessoais sobre questões que envolvem a aplicação de capital. Justifica-se, no entanto, a terminologia em função de que grande parte dos problemas de investimento envolvem aspectos de natureza técnica, afins às diversas especialidades da engenharia.

A análise na Engenharia Econômica baseia-se no princípio daanalise comparativa, e o processo de comparação entre alternativas inicia-se na apresentação do conjunto de alternativas tecnicamente viáveis, incluindo-se, entre estas, a de “não fazer nada”. Subseqüentemente, estas opções são avaliadas e finalmente tem-se os elementos necessários à tomada de decisão com respeito a elas.

Inegavelmente representa uma impossibilidade comparar alternativasexpressas em valores de diferentes espécies. A solução é experimentar as vantagens e desvantagens de cada uma delas através de um denominador comum,o que pode ser obtido traduzindo-as a termos monetários. Neste caso, o procedimento de mensuração em unidades monetárias deve buscar quantificar apenas as diferenças faturas.

É inegável também que não podemos comparar valores em períodos diferentes notempo, assim existe a necessidade de se equalizar sempre os números para se poder analisar comparativamente. Valores diferentes em tempos diferentes não são passíveis de comparação e análise.


DA MATEMÁTICA FINANCEIRA À ENGENHARIA ECONÔMICA

Conceitos:

01. Alternativas: são os vários cursos que uma ação pode tomar para alcançar objetivos. Os objetivos podem ser tangíveis e intangíveis
02....
tracking img