Engenharia Economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia econômica
Resumo: O artigo a seguir vem destacar a atuação da engenharia econômica em projetos industriais. O artigo também ira apresentar os métodos, a rentabilidade, as técnicas, os indicadores econômicos, o estudo de projetos, os pontos falhos e a viabilidade econômica ao se fazer um investimento. Após a análise dos dados apresentados no trabalho, observa-se o quanto cada parte daengenharia econômica tem influência sobre os investimentos de uma empresa podendo levá-la ao sucesso ou não.
Palavras- chave: Engenharia econômica; Projetos industriais; Investimentos; Rentabilidade.
1.Introdução
O artigo em questão destaca as áreas de atuação da Engenharia Econômica com as ferramentas mais utilizadas para sua execução e aplicação em um projeto industrial. Tem como objetivoprincipal esclarecer dúvidas a respeito da função de um engenheiro econômico e as problemáticas existentes na análise econômica de um processo de produção industrial, pesquisando bibliografias e relatos dos assuntos indicados.
2.Engenharia Econômica
2.1 O que é engenharia econômica?
O livro "The Economic Theory of Railway Location" publicado por Arthur Wellington nos Estados Unidos em 1887,foi responsável pela iniciação dos estudos da Engenharia Econômica e analisava a viabilidade econômica para ferrovias.
A maioria dos autores conceitua a engenharia econômica como o estudo que compreende os métodos, as técnicas e os princípios necessários para se tomar decisões entre alternativas de investimentos, relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, tanto de empresas, como departiculares ou de entidades do governo, indicando a mais viável, ou seja, analisa e sintetiza econômico ou matematicamente as decisões de engenharia ou os conhecimentos e técnicas envolvidas na avaliação do valor de mercadorias e serviços relativamente ao custo, se tornando importante assim para todos que precisam decidir sobre propostas tecnicamente corretas.
3.Ferramentas da análise deinvestimento
O engenheiro econômico consegue comparar alternativas de investimento com diferentes séries prospectivas de receitas e despesas utilizando vários métodos e critérios fornecidos pela engenharia econômica, são estes:
O método do valor anual uniforme, que é a transformação de todos os fluxos de caixa do projeto considerado, numa série uniforme de pagamentos, indicando desta forma o valor dobenefício líquido, por período, oferecido pela alternativa de investimento;
O método do valor presente líquido, que é a transferência para o instante presente de todas as variações de caixa esperadas, descontadas à taxa mínima de atratividade, ou seja, é o transporte para a data atual de todos os recebimentos e desembolsos esperados, descontados à taxa de juros considerada, se o valor forpositivo, a proposta de investimento é atrativa;
O método da taxa interna de retorno, que é a taxa a partir da qual o investidor considera que está obtendo ganhos financeiros; e
O Pay-back, que é um dos métodos mais utilizados, mas que contém limitações, pois este consiste na determinação do tempo necessário para recuperação do capital investido, ignorando as consequências além do período de recuperaçãoe o valor do dinheiro no tempo. Portanto, recomenda- se utiliza- lo como critério de desempate.
Entre outros métodos que são equivalentes e indicam sempre a mesma alternativa de investimento, que é a melhor do ponto de vista econômico, mas que apesar de indicarem o mesmo resultado, existem vantagens e desvantagens de um em relação ao outro que devem ser observadas. A principal característicadestes é o reconhecimento da variação do valor do dinheiro no tempo.
4.Princípios básicos para um estudo econômico
Um estudo econômico adequado considera alguns princípios básicos, destacados abaixo:
Haver alternativas de investimento;
As alternativas devem ser expressas em dinheiro;
Só as diferenças entre as alternativas são importantes;
Sempre serão considerados os juros sobre o capital...
tracking img