Engenharia economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ECONOMIA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MARCELO MILLIOLI

DAIANE ALANO BURATO
LAIS LUIZA DE MENECH
MARIANE ESTEVES ZEFERINO

ENGENHARIA ECONÔMICA

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011

ENGENHARIA ECONÔMICA

Comparação de projetos de investimentos

O conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado como um conjunto de técnicas quepermitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica.
Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenças entre as alternativas em uma tomada de decisão usa-se basicamente da Matemática Financeira.
AEngenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões. É um conjunto dos métodos utilizados nas análises de investimentos e das técnicas empregadas na escolha da melhor alternativa.

Exemplos típicos de problemas de Engenharia Econômica são:

1. Efetuar o transporte de materiais manualmente ou comprar uma correiatransportadora.
2. Construir uma rede de abastecimento de água com tubos de menor ou maior diâmetro.
3. Comprar um veículo a prazo ou a vista

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ENGENHARIA ECONÔMICA

1   -    Não existe decisão a ser tomada considerando-se alternativa única:
Isto significa que, para tomar qualquer decisão, devem ser analisadas todas as alternativas viáveis. As alternativas devemser no mínimo duas, caso contrário, a decisão já estará tomada. Como exemplo podemos utilizar  o caso de um produto e o seu posicionamento no ciclo de vida, se ele começar a apresentar sinais de declínio, como opções, poderemos encontrar pelo menos estas três :
a) Continuar com o produto atual no mercado, sem novas inversões de capital;
b) Remodelar o produto atual, mudando embalagem ou mesmoalgumas características técnicas, visando revitalizá-lo;
c) Lançar um novo produto, desde de sua concepção, para substituir o atual.
 
2   -    Só podem ser comparadas alternativas homogêneas, para se poder comparar o seu resultado:
Isto significa que se estivermos analisando alternativas heterogêneas não poderemos assumir qual delas é a melhor, a menos que possamos admitir alguns pressupostos queas tornem comparáveis. Por exemplo, imagine se lhes forem oferecidos dois apartamentos, para que você opte pelo melhor para comprar :
a) Um apartamento em um bairro nobre por $350.000,00
b) Um apartamento em um bairro popular por $90.000,00.
Não será possível a comparação dessas alternativas se não conseguirmos a homogeneidade dos dados. Se pudermos admitir que os dois apartamentos têm a mesmametragem, a mesma qualidade de acabamento, os mesmos cômodos, a mesma disposição, considerando-se ainda que o índice de valorização de ambos os bairros é o mesmo e que não há vantagem em se morar em um bairro nobre ou em um bairro popular, então se pode dizer que a segunda alternativa é melhor que a primeira, de outro modo não.
 
São também consideradas, ou  principalmente consideradas,alternativas heterogêneas para a Engenharia Econômica, as ações que conduzem a vidas úteis diferentes, ou que possuam investimentos iniciais diferentes. No primeiro caso, podemos tomar como exemplo, a situação em que desejamos implementar um novo processo industrial e descobrimos que existem duas alternativas à nossa disposição, uma com vida útil estimada de 5 anos e outra que possibilitará realizar atarefa que necessitamos com as mesmas condições técnicas e que possui vida econômica de 7 anos.

No exemplo proposto fica evidente que   ao se esgotar a vida útil da primeira opção que possui vida útil de 5 anos, a outra alternativa de investimento, que possui vida útil de 7 anos, ainda continuará funcionando por outros 2 nos, consequentemente gerando receitas por um tempo maior, logo, para...
tracking img