Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE

Balanced Scorecard :
Alguns autores afirmam que o BSC teve origem no Tableau de Board, entretanto seus idealizadores Kaplan e Norton não confirmam esta versão.

De acordo com Kaplan e Norton (1997),o BSC surgiu da necessidade de se ter uma ferramenta de avaliação de desempenho empresarial, que não fosse apoiada apenas em indicadores contábeis e financeiros, poisestavam se tornando
obsoletos.

Para Gottardo (2002), as dimensões preconizadas pelo Balanced Scorecard estão
intimamente vinculadas ao processo decisório da empresa, uma vez que este sistema deve fornecer base à gestão do negócio em todas as esferas da organização, servindo como objeto de análise para as decisões, caracterizando um ciclo permanente entre as informações e o processo decisório.Para Kaplan e Norton (1997, p.8), é basicamente um mecanismo para a implantação da estratégia, não para sua formulação [...],o BSC oferecerá um mecanismo valioso para a tradução dessa estratégia em objetivos, medidas e metas específicas, e para a monitoração da implementação dessa estratégia.

Balanced Scorecard
- Sistema de avaliação de desempenho estratégico e abrangente. - Avaliação dedesempenho que enfoca os objetivos da empresa. - Filosofia em vez de fotocópia do sistema de avaliação de desempenho - Equilibra medidas de desempenho com sobre os objetivos da empresa

Balanced Scorecard:
- O scorecard mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa, e do aprendizado e crescimento.

BalancedScorecard:
Visão e Estratégia
“Para sermos bemsucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos
acionistas?”
“Para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processos de negócios devemos
alcançar a excelência?”
“Para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?”
“Para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar emelhorar?”

Finanças Clientes Processos Internos Aprendizado e Crescimento

- A perspectiva financeira é a primeira e a mais importante, pois as outras perspectivas giram em torno desta,que tem como objetivo atingir as metas financeiras.

- A perspectiva de clientes: Nesta perspectiva as empresas identificam os segmentos de clientes e mercado nos quais desejam competir. Esses segmentosrepresentam as fontes
que irão produzir o componente de receita dos objetivos financeiros da empresa.
- A perspectiva de processos internos: Cada empresa usa um conjunto específico de processos a fim de criar valores para os clientes e produzirem resultados.
_ financeiros Inovação
_ Operação
_ Serviços pós-venda
- A perspectiva de aprendizado e crescimento: Os objetivos estabelecidos nasperspectivas anteriores revelam onde a empresa deve se destacar para obter um desempenho excelente,esta perspectiva tem o propósito de oferecer uma infra-estrutura que possibilite o alcance aos objetivos traçados nas outras perspectivas.

Balanced Scorecard:
- Kaplan e Norton (1997), afirmam que as quatro perspectivas do BSC têm-se revelado adequadas (...)
Porém, dependendo das circunstâncias dosetor e da estratégia de uma unidade de negócios, é possível que seja preciso agregar uma ou mais perspectivas complementares.
- Kaplan e Norton (1997, p.20) o BSC preenche a lacuna existente na maioria dos sistemas gerenciais – a falta de um processo sistemático para implementar e obter o feedbak sobre a estratégia.

Implementação de Balanced Scorecard requer
- Administração deve definir osobjetivos primários da empresa - Deve entender como os envolvidos na organização e os processos contribuem com seus objetivos primários
- A empresa tem que desenvolver um cenário de objetivos secundários, que são direcionadores de desempenho dos objetivos primários
- A empresa deve desenvolver um conjunto de medidas para monitorar o desempenho dos objetivos primários e secundários
- A empresa deve...
tracking img