Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de software

A Engenharia de Software(ES)surgiu em meados dos anos 70 numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia(mais sistemático e controlado)ao desenvolvimento de sistemas de software complexos
Existem vários autores que dão definições diferentes para a engenharia de software. Apresentarei a definição dos principais autores: SegundoWilson de Pádua Paula Filho, Sommerville, Rogers.S Pressman.

Segundo Wilson de Pádua Paula Filho

A definição de Engenharia é conexa, porém distinta. Analisemos cada uma de suas partes tentando interpretá-las em termos da Engenharia de Software e reordenando-as para fins explicativos.

Em suma, a Engenharia de Software não se confunde com a ciência da Computação, e nem é uma disciplina desta ,tal como a Engenharia Metalúrgica não é uma disciplina da física dos Metais, nem a Engenharia Elétrica é uma disciplina da Física da Eletricidade. Como toda engenharia a Engenharia de Software usa resultados da ciência, e fornece problemas para o estudo desta; mas são vocações profissionais completamente distintas, tão distinta como as vocações do engenheiro e do físico, do médico e do biólogo, dopolítico e do cientista político.

Segundo Sommerville

A engenharia é uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção, depois que este entrar em operação.

Nesta definição há duas fases importantes:

1. Disciplina de engenharia: os engenheiros fazem as coisas funcionarem. Elesaplicam teorias ,métodos e ferramentas onde for apropriado, mas eles os usam de forma seletiva e sempre procuram descobrir soluções para para os problemas, mesmo quando não existem teorias e métodos aplicáveis.

2. Todos os aspectos da produção de software : a engenharia de software não está relacionada apenas com os processos técnicos de desenvolvimento de software, mas também com atividades comoo gerenciamento de projeto de software e o desenvolvimento de, ferramentas, métodos teorias que apóiem a produção de software.

Em geral, os engenheiros de software adotam uma abordagem sistemática e organizada em seu trabalho, que é, freqüentemente, a maneira mais eficaz de produzir software de alta qualidade. No entanto, a engenharia procura selecionar o método mais apropriado para um conjuntode circunstancias e uma abordagem mais criativa e menos formal é particularmente apropriado para sistemas baseados na web, que requer uma combinação de habilidades em projeto gráfico de software.



Rogers.S Pressman

A engenharia de software é um rebento da engenharia de sistemas de hardware. Ela abrange um conjunto de três elementos fundamentais – métodos,ferramentas e procedimentos – quepossibilita ao gerente o controle do processo de desenvolvimento do software e oferece ao profissional uma base para a construção de software de alta qualidade produtivamente.

Os procedimentos da engenharia de software constituem o elo de ligação que mantém juntos os métodos e as ferramentas e possibilita o desenvolvimento racional e oportuno do software de computador.

A engenharia de softwarecompreende um conjunto de etapas que envolve métodos, ferramentas e os procedimentos.

Essas etapas muitas vezes são citadas como paradigmas da engenharia de software. Um paradigma da engenharia de software é escolhido tendo-se como base a natureza do projeto e da aplicação, os métodos e as ferramentas a serem usados, os controles e os produtos que precisam ser entregues.

Fases de um processo deSoftware
As principais fases de um processo de software são:
1. Especificação de Requisitos: tradução da necessidade ou requisito operacional para uma descrição da funcionalidade a ser executada.
2. Projeto de Sistema: tradução destes requisitos em uma descrição de todos os componentes necessários para codificar o sistema.
3. Programação (Codificação): produção do código que controla o...
tracking img