Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM SISTÊMICA
Motivação sem Recompensas & Competições
Como motivar os alunos a trabalharem juntos?

Não é de hoje a vontade dos professores em despertar em seus alunos o desejo degostar da escola e torná-los cada vez mais motivados na busca por novos conhecimentos.

Existem controvérsias na aplicabilidade de jogos motivacionais, que podem trazer efeitos negativos para a salade aula. A Aprendizagem Sistêmica oferece uma variedade de alternativas para prevenir que esses acidentes aconteçam.

Recompensas e motivações provocam problemas frequentes. Não motivamos nossosalunos colocando uns contra os outros e formando uma sala de aula em que existem ganhadores e “perdedores”.
A motivação por recompensas pode existir momentaneamente, mas não cumpre o objetivo detornar uma sala de aula uma comunidade de aprendizes, além de provocar o distanciamento de um número determinado de alunos que, frequentemente, perde nas competições.

O programa Aprendizagem Sistêmicapouco tem a ver com esses métodos antigos aplicados. O programa constantemente produz resultados impressionantes sem os efeitos negativos que as recompensas e competições podem trazer.

Vejamosalgumas das alternativas positivas que a Aprendizagem Sistêmica pode trazer.

Há mais de 35 anos, pesquisas sugeriram que as recompensas tangíveis e esperadas minavam a motivação dos alunos. Funcionavada seguinte forma: “Se você fizer isso, terá isso em troca”.

Nossos alunos têm sistemas cerebrais complexos e uma grande determinação e necessidade de autonomia, não bastando, então, recompensasbaseadas somente em pontos positivos e estrelas em prol de um bom desempenho.

Uma vez que as premiações são retidas, os alunos têm a tendência de se desmotivarem. O interesse passa ser somente peloprêmio, razão pela qual isso pode prejudicar diretamente o desempenho em sala de aula.

Não devemos criar sistemas de incentivos que prejudiquem o interesse dos alunos pelo conteúdo, e sim, criar...
tracking img