Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila Engenharia de Software

Turma: Análise de Sistemas 30.Termo

Profª. Thays Nicolosi
2011
Tópicos a serem estudados:

 Fundamentos da Engenharia de Software: Diferença entre Engenharia de Software e Engenharia de Sistemas.  Teoria dos Sistemas: Interdependência de Sistemas. Eventos de um sistema. Homeostasia, morfogênese, entropia e redundância.  Conceitos de Software: O que é,importância, atributos necessários, desafios da Engenharia de Software. SWEBOK.  Modelos de Desenvolvimento de Software: Balbúrdia, Cascata, Incremental, Prototipação, Espiral e mistos. Ciclo de vida do Software.  Processos, Métodos e Ferramentas da Engenharia de Software: Características de um bom processo e de um bom ambiente de trabalho.  Introdução ao RUP: Características. Fases eWorkflows.  Modelo de Maturidade de Software: CMMI, MPS.BR, MPT.BR e OPM3.  Requisitos do Software: Funcionais e não-funcionais. Requisitos do usuário e de sistema.  Engenharia de Requisitos: Técnicas de análise de requisitos, documentação, processos. Estudo de viabilidade.  Linguagens de Desenvolvimento de Sistemas: UML, Booch, OMI e Ferramentas Case.  Metodologias de Desenvolvimento Ágil deSoftware: XP – FDD, DSDM, Scrum, Crystal, ASD e AM.  Engenharia de Projeto: Gestão de Projetos. Mudança em software. Reengenharia de software. PMBOK.  Manutenção de Software: Tipos, procedimentos, técnicas e ferramentas.  Gerenciamento de Qualidade: Testes de Software. Frameworks e Design Patterns. Reutilização de Software.

Bibliografia Básica: FELICIANO, Acácio, FURLAN, José D., HIGA, Wilson.Engenharia da Informação: Metodologias, Técnicas e Ferramentas. São Paulo. McGraw-Hill. 1988 TONSIG, Sérgio L..Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas. São Paulo. Futura. 2003. WAZLAWICK, Raul S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. São Paulo. 2ª Edição. Campus. 2004

Fundamentos de Engenharia de Software

Engenharia de Software

Profa. Thays Nicolosi2

A Engenharia de Software é uma disciplina da engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software. Isso vai desde os estágios iniciais de especificação de um Sistema, até propriamente a Manutenção para que esse mesmo Sistema sobreviva ao longo do tempo. A construção de software é uma das atividades mais complexas e vitais para o pleno sucesso de um Sistema informatizado. AEngenharia de Software justamente tenta através dos princípios básicos de outras engenharias trazer um pouco mais de luz para essa atividade complexa. A “cobrança” hoje das áreas de Informática e de T.I. (Tecnologia da Informação) é desenvolver Sistemas de forma rápida, com qualidade, e com custos cada vez menores. Somente através tecnologias adequadas, e com as melhores práticas, podemos atendera esses novos desafios. A Engenharia de Software é constituído de Metodologias, Métodos e Ferramentas que permitem ao profissional especificar, projetar, implementar e manter Sistemas, avaliando e garantindo as qualidades especificadas pelos usuários.
“A Engenharia de Software basicamente tenta apresentar processos, ferramentas e métodos que permitam desenvolver de forma racional e controlável umSistema Computacional. Todo o foco é a Qualidade, utilizando um método eficaz e o uso de ferramentas adequadas.”

Engenharia de Sistemas A Engenharia de Sistemas é mais genérica e mais abrangente do que a Engenharia de Software. Na verdade, a segunda faz parte da primeira. A Engenharia de Sistemas é mais antiga do que a de Software. Enquanto a primeira está mais envolvida com o Sistema como umtodo e seus detalhes, a Engenharia de Software é mas específica no que tange aos componentes do sistema, em especial ao hardware e software. Método de Engenharia de Software Um método de Engenharia de Software é uma “abordagem estruturada” para o desenvolvimento de software. Podemos definir como “abordagem estruturada” a estratégia de desenvolver algo com uma estrutura previamente estudada, ou...
tracking img