Trabalho no mundo contemporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

Marcio Monteiro Macedo

201120200

Resumo dos Capítulos 13 e 14

Rio de Janeiro

Novembro/2011

Resumo dos Capítulos 13 e 14Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina semipresencial do curso de ciências contábeis.

Rio de Janeiro

Novembro/2011

➢ Automação e EmpregabilidadeSegundo a tabela da População economicamente ativa - PEA, os trabalhadores estão divididos nos setores primário – agricultura e criação de animais, secundário – indústrias, e terciário – transporte,comércio, bancos, serviços públicos, no caso da PEA Brasileira, o processo também é semelhante, os trabalhadores saíram do campo em direção às indústrias devido a maior oferta de empregos neste setor.Resta saber, se o desvio do trabalhador do setor primário para o secundário, e deste para o terciário, conseguirá manter uma situação de pleno emprego. Em países como o Brasil, México e Argentina, osetor terciário já reúne 50% da PEA. A automação neste setor não é um processo fácil. Substituir profissionais de saúde e educação por máquinas parece surreal, porém, em setores como bancos etransporte já é possível enxergar esta realidade. Automação, fechamento de fábricas, fusões trazem enxugamento de pessoal e são exemplos de redução de vagas para empregos.
Atualmente distinguem-se trêstipos de desemprego: friccional – existe o emprego e o candidato à vaga, porém a empresa é quem demora para encontrar o trabalhador adequado, conjuntural – desaquecimento na economia, e por último,estrutural – expressa a perda de postos de trabalho por razões de fundo tecnológico. Surge a ideia de empregabilidade – capacidade de um cidadão de conseguir emprego. No Brasil, ganhou a opiniãopública que o desemprego é culpa do trabalhador por não estar qualificado, daí, a corrida aos cursinhos – que vendem a ilusão de uma alfabetização digital. Este fenômeno também ocorreu na década de 50 com...
tracking img