Engenharia de pesca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- 1. INTRODUÇÃO

1.1 Aqüicultura

É uma atividade multidisciplinar que realiza o cultivo de organismos aquáticos, incluindo peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas. A aqüicultura é classificada em diversos setores como a piscicultura, carcinicultura, malacocultura, ranicultura, etc.

A atividade de cultivo implica a intervenção do homem no processo de criação para aumentar aprodução, em operações como reprodução, estocagem, alimentação, proteção contra predadores, etc. (FAO, 1990).

O cultivo controlado ou semi-controlado de animais aquáticos pelo homem é uma atividade que teve início na China, há uns 4.000 anos aproximadamente, com o monocultivo da carpa. Mas, antes disto, os chineses já utilizavam as macroalgas marinhas como fonte de alimento. Documentos históricosparecem sugerir que os chineses, de certa forma, as cultivavam em estruturas submersas na água, confeccionadas com varas de bambu. Pode-se perceber, então, que o oriente foi o berço da aqüicultura, e não é coincidência que hoje, o continente asiático responda por cerca de 90% da produção mundial dos alimentos provenientes da água, sendo que a China é responsável por mais da metade dessa produção. Aspesquisas voltadas para o cultivo de organismos aquáticos só foram intensificadas a partir de 1970

Segundo o documento “Estado Mundial da Pesca e Aqüicultura em 2002” publicado pela FAO em 2003, a partir de 1970, a aqüicultura mundial vem apresentando índices médios anuais de crescimento de 9,2 %, comparados com apenas 1,4 % na pesca extrativa e 2,8 na produção de animais terrestres.

Os gruposde organismos aquáticos produzidos pela aqüicultura no mundo, por ordem de produção, são: peixes, plantas aquáticas, moluscos, crustáceos e outros (répteis e anfíbios). (FAO, 1996).


O potencial do Brasil para o desenvolvimento da aqüicultura é imenso, constituído por 8.400 km de costa marítima, 5.500.000 hectares de reservatórios de águas doces, aproximadamente 12 % da água doce disponívelno planeta, clima extremamente favorável para o crescimento dos organismos cultivados, terras disponíveis e ainda relativamente baratas na maior parte do país, mão-de-obra abundante e crescente demanda por pescado no mercado interno.

Segundo o IBAMA, a produção estimada da pesca extrativa, industrial, artesanal e aqüicultura, no ano de 2005, foi de 1.009.073,0 toneladas, sendo 507.858,5toneladas da pesca extrativa marinha, 243.434,5 toneladas da pesca extrativa continental, e de 78.034,0 toneladas na aqüicultura marinha, 179.746,0 na aqüicultura continental.



1.2 Piscicultura

A piscicultura é um dos ramos da aqüicultura, que se preocupa com o cultivo de peixes, bem como de outros organismos aquáticos que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, transformando-se numaindústria que movimenta milhões de dólares em diversos países.

O peixe, ao contrário dos outros animais terrestres, pode ser criado de várias maneiras diferentes, dependendo das condições da propriedade, tipo de alimento, espécie considerada e aceitação de mercado. É possível dividir, didaticamente, o sistema de criação em Extensivo, Semi-extensivo e Intensivo.

A piscicultura extensiva é praticadaem reservatórios de grandes dimensões, naturais ou artificiais. Neste sistema, o número de peixes por unidade de área é baixo, a alimentação fica restrita ao alimento naturalmente existente e não há controle sobre a reprodução.

A piscicultura semi-extensiva caracteriza-se pela adoção de técnicas simples de manejo, como maior cuidado quanto à alimentação dos peixes, obtida, principalmente, peloaumento da produção natural através da fertilização das águas, e pela aplicação da despesca, que retira do meio apenas os exemplares com peso adequado para o consumo. A alimentação natural pode ainda ser reforçada pelo uso de subprodutos ou alimentos baratos e facilmente encontrados.

A piscicultura intensiva, seu principal objetivo é a produção máxima por unidade de área. É desenvolvida em...
tracking img