Engenharia de Pesca

Páginas: 13 (3211 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA REGIÃO SUL – CERES
ENGENHARIA DE PESCA





ANDERSON DE SOUSA
ANTONIO CARLOS
RAPHAEL JORDÃO








PLANO DE MARKETING DO LANÇAMENTO DA LINHA DE PRODUTOS BENEFICIADOS PELA EMPRESA FISHRIMP ME.







LAGUNA, SC
2014



ANDERSON DE SOUSA
ANTONIO CARLOS
RAPHAEL JORDÃO






PLANO DEMARKETING DO LANÇAMENTO DA LINHA DE PRODUTOS BENEFICIADOS PELA EMPRESA FISHRIMP ME.



Plano de marketing apresentado na disciplina de Gestão Empresarial
e Marketing do curso de Engenharia de Pesca da
Universidade do Estado de Santa Cataria.





LAGUNA, SC
2014


1. INTRODUÇÃO
As empresas necessitam de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão no que possibilita olançamento de um novo produto no mercado tendo em vista essa necessidade, apresenta-se o plano de marketing do lançamento da linha de produtos beneficiados pela empresa Fishrimp ME.
1.1 OBJETIVOS
O objetivo do plano de marketing e a introdução de um produto alimentício no mercado de Santa Catarina visando atender a sustentabilidade, responsabilidade social, ambiental e geração de empregos comlucratividade.
1.1.1 Missão – manter a empresa rentável, respeitando o meio ambiente e cumprindo a ética social.
1.1.2 Visão – beneficiar pescado com qualidade e rentabilidade, visando respeitar o meio ambiente e integrando a comunidade.
1.1.3 Valores – cumprir com ética as normas da empres, melhorando a convivência com a comunidade ao entorno do empreendimento.
2. ANÁLISE DE MERCADO
O setor pesqueiropossui uma importância relevante para economia brasileira. Para se ter uma idéia, de acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (essas informações estatísticas contaram com o apoio do IBGE e do IBAMA), a produção brasileira de pescado aumentou 25% nos últimos oito anos passando de 990.899 toneladas anuais em 2008 para 1.240.813 em 2009. Somente nos últimos dois anos, houve um crescimentode 15,7%, conforme os dados estatísticos de 2008 e 2009, sendo que a aquicultura apresentou uma elevação de 43,8%, passando de 289.050 toneladas/ano para 415.649 toneladas/ano. A produção da pesca extrativa, tanto marítima quanto continental (rios, lagos, etc.) passou de 783.176 toneladas para 825.164 toneladas/ano no mesmo período, um aumento em torno de 5,4%.A aquicultura teve um papel dedestaque no crescimento da produção de pescado no país. Somente a piscicultura teve uma elevação de 60,2% em 2008 e 2009, na comparação com 2007. A criação de tilápia chegou a 132 mil toneladas/ano sendo o carro chefe da produção aquícola e representa 39% do total de pescado cultivado.
Outra espécie que também apresentou um crescimento significativo de produção foi o tambaqui, que passou de 30.598toneladas para 46.454 toneladas/ano. A produção de camarão, apesar das dificuldades que este segmento enfrentou nos últimos anos, também apresenta resultados importantes, mantendo-se num patamar de cerca de 70 mil toneladas/ano no período analisado.
Ainda de acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Nordeste, de acordo com os dados de 2009, é a maior região produtora de pescado do Brasil com411 mil toneladas/ano, seguida da região Sul, com 316 mil/ano. A região Norte está em terceiro lugar, com 263 mil toneladas, a Sudeste, com 177 mil e, por último, Centro-oeste, com 72 mil. Santa Catarina é o maior produtor entre os estados, com 207 mil toneladas/ano, seguida do Pará, com 136 mil toneladas. A Bahia, com 119 mil toneladas, é o terceiro maior produtor nacional seguida de perto peloCeará, com 88 mil toneladas.
Entre as espécies que apresentaram maior crescimento está a sardinha que chegou a 83 mil toneladas capturadas no ano passado, sendo a espécie que mais vem sendo produzida no país e a que melhor respondeu à política governamental de ordenamento da pesca. Em 2000, a pesca da sardinha chegou apenas a 17 mil toneladas/ano quando, inclusive, levantou-se a possibilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de Pesca
  • Engenharia de pesca .
  • Engenharia de pesca
  • Engenharia de pesca
  • PESCA ENGENHARIA PESQUISA
  • aluna de engenharia de pesca
  • Msc. Engenharia de Pesca
  • Engenharia ambiental e Engenharia da pesca: correlações com a Engenharia mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!