Engenharia da confiabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ConA MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE – UMA PRÁTICA CONTEMPORÂNEA
MARCELO JOSÉ SIMONETTI1; ANDERSON LUIZ DE SOUZA2; CLAUDIO ROBERTO LEANDRO3, ALDIE TRABACHINI4; SANDRA MAUREN ELL5;
1 2

Professor, M.Sc Marcelo José Simonetti., Faculdade de Tecnologia de Tatuí, - SP. E-mail: mjsimonetti@yahoo.com.br Professor, Dr. Anderson Luis de Souza, Faculdade de Tecnologia de Tatuí, - SP. E-mail:anderson.als@gmail.com 3 Professor, M.Sc Claudio Roberto Leandro, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, - SP. E-mail: crleandro@terra.com.br 4 Professor, Eng. Aldie Trabachini, Faculdade de Tecnologia de Tatuí, - SP. E-mail: atrabachini@terra.com.br 5 Professora, M.Sc Sandra Mauren Ell, Faculdade de Tecnologia de Tatuí, - SP. E-mail: maurenell@yahoo.com.br

RESUMO
O uso de técnicas avançadas nagestão da manutenção vem proporcionando, cada vez mais, controle e segurança nos processos produtivos, acarretando no aumento da produtividade visto que garantem uma maior disponibilidade dos equipamentos a um menor custo de manutenção. Neste sentido, a Manutenção centrada na Confiabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nos diferentes setores produtivos tornando-se uma prática cada vez maisnecessária às empresas que, em meio a um mercado extremamente competitivo, devem satisfazer seus clientes no tocante às suas expectativas de qualidade.. Mediante sua grande importância, esse trabalho tem como objetivos contextualizar historicamente a evolução da manutenção e apresentar,de forma conceitual, os princípios que devem ser ponderados na busca da confiabilidade, da manutenabilidade e nadisponibilidade dos sistemas.

PALAVRAS–CHAVE: engenharia da confiabilidade. qualidade. manutenção centrada na confiabilidade.

1 - INTRODUÇÃO Nos dias atuais, as empresas de grande porte têm se utilizado, além das práticas já bastante difundidas, como TPM (Manutenção Produtiva Total), 5S, Kaizen (Técnicas de melhoramentos em ambientes de trabalho), QFD (Desdobramento da Função da Qualidade),FMEA (Modalidade de Falha e Analise de Efeitos), entre outras muitas vezes criadas pelas empresas, as de Manutenção Centrada na Confiabilidade, que vêm, a cada dia que passa, ganhando forças e contribuindo para as empresas melhorarem seus desempenhos. A necessidade da confiabilidade de seus meios de manufatura, tornou-se um atributo cada vez mais necessário e obrigatório às empresas que objetivamatender melhor o usuário de seus produtos ou de serviços. A confiabilidade de seus meios produtivos exerce grande influência na percepção e na avaliação da qualidade, tornando–se sinônimo de sucesso no mundo globalizado de hoje (BARROS FILHO 2003). Sendo assim, esse trabalho tem como objetivos: apresentar de forma sucinta a contextualização histórica da evolução da manutenção e apresentar de formaconceitual os principais fatores presentes que devem ser ponderados na busca da confiabilidade, da manutenabilidade e na disponibilidade dos sistemas.

2. A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Siqueira (2005) descreve que, desde 1930, a evolução da manutenção pode ser rastreada através de três gerações (Figura 1)

G e ra çã o

Geração 3

M a nu te n ç ã o C o n fia b ilid a d e

M a n u te n ç ã o Prod u tiva

Geração 2

M a n u te n ç ã o P re d itiva

M a n u te n ç ã o P re ve n tiv a

Geração 1

M a n u te n ç ã o C o rre tiv a

1930

1940

1 9 50

1960

1970

1 9 80

19 9 0

20 0 0

2010

Figura 1 – Evolução dos sistemas de manutenção. Como pode ser visto na Figura 1, a primeira geração dos sistemas de manutenção caracterizase pelo uso da manutençãocorretiva. No modelo de gestão adotado neste período, a prevenção da falha de um equipamento não era uma prioridade, pois, nessa época, de uma maneira geral, os sistemas produtivos eram relativamente simples e super-concebidos. Isso tornava esses sistemas produtivos confiáveis e de fácil reparo. Como consequência, não havia a prática da manutenção sistemática de qualquer espécie, somente a limpeza, a...
tracking img