Engenharia da confiabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em resumo, a confiabilidade é a chave para que as empresas tenham domínio completo dos produtos que desenvolvem, conhecendo sua performance de vida e todos os impactos relacionados. No Brasil, o setor que está aplicando seus conceitos é o de manutenção. Sabemos que 75% das empresas de diversos setores da indústria buscam nela as soluções para os problemas de manutenção de seusequipamentos e processos.

Os outros 25% do setor industrial usam as ferramentas de análise da confiabilidade para o desenvolvimento de produtos. Atualmente, temos um cenário onde empresas dos setores de exploração de petróleo, mineração, geração, transmissão e distribuição de energia, papel e celulose, petroquímica entre outros conhecem mais da confiabilidade dos produtos e equipamentos queutilizam, do que os próprios fabricantes que os desenvolveram e fabricaram.

A parte positiva deste cenário atual é que existe muito potencial para todos os desenvolvedores de produtos conhecerem melhor os processos. Assim, é possível melhorar a sua visibilidade no mercado de atuação, fortalecendo sua imagem junto ao cliente. O resultado esperado é também o ganho de performance financeira do negócio.1 CONFIABILIDADE

Confiabilidade pode ser definida como a probabilidade de um componente ou sistema desempenhar suas funções por um determinado período de tempo, sob determinadas condições. Já a engenharia da confiabilidade estuda o tempo de vida de componentes ou sistemas através de modelagem e inferência estatística: conhecendo-se a distribuição probabilística de seu tempo de vida, pode-secalcular sua chance de sobrevivência em um tempo futuro. A partir do conhecimento das características de cada componente, identifica-se a melhor maneira de agrupá-los num sistema, cujo desempenho deseja-se otimizar.

A confiabilidade é importante na determinação da competitividade de empresas, já que determina a qualidade de seus produtos em termos de sua durabilidade. A confiabilidade de umitem (equipamento ou dispositivo) compõe uma de suas principais medidas de desempenho. Trata-se de uma medida de qualidade inteiramente quantificável. Através da determinação da confiabilidade de um item, é possível estabelecer planos adequados para a sua manutenção. A confiabilidade é bastante flexível e pode ser aplicada em diversas áreas, como engenharia e desenvolvimento de produtos, qualidade,pós-vendas, manutenção e linhas de produção.

1.1 Fatores históricos:

O estudo da confiabilidade surgiu com a necessidade crescente da indústria. Em alguns campos da engenharia, a confiabilidade é vital: construções como usinas nucleares, aeroplanos, submarinos, são intoleráveis a falhas. Nas décadas de 60 e 70, diversos cálculos e metodologias foram desenvolvidos com o objetivo de conhecer aperformance de vida de produtos e seu desempenho em determinadas missões, desde o envio de um satélite ao espaço, o lançamento de um foguete tripulado e o ataque de um caça. Esse estudo gerou uma nova disciplina chamada de engenharia da confiabilidade. Naquela época, as razões estavam relacionadas à preocupação financeira e mais ainda ao sucesso da missão, incluindo aspectos de segurança eeficácia. Como a aplicação dos conceitos e metodologias da Engenharia da Confiabilidade envolve diversos cálculos matemáticos e estatísticos, este conhecimento ficou, por muitos anos, restrito a esses setores, já que eles possuíam acesso aos grandes computadores com relativa capacidade de processamento. Com a disseminação comercial de computadores, empresas de tecnologia começaram, na década de 90, adesenvolver softwares comerciais para apoiar os estudos e análises de confiabilidade de produtos e equipamentos. Após quase duas décadas, o assunto ainda é desconhecido por grande parte das fabricantes de produtos. O que as empresas não sabem é que a engenharia da confiabilidade aplica metodologias matemáticas e estatísticas que impactam diretamente no desempenho financeiro da organização....
tracking img