Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO


BAMBU


Engenharia Civil
Material de Construção Civil II

São Paulo, junho/2012
SUMÁRIO
Resumo 3
1. INTRODUÇÃO 4
Uso do Bambu como Material de Construção 5
Durabilidade das Construções 5
Propriedades Físicas do Bambu e Resistência das Fibras 6
Cuidados/Tratamento 6

2. DESENVOLVIMENTO 9
ProcessoConstrutivo 9
Propriedades e Aplicações do Bambu 13

3. CONCLUSÃO 15
4. REFERÊNCIA 16

RESUMO

Este estudo tem a função de mostrar o Bambu como um material alternativo no campo da construção civil, alem de prever as consequências ambientais positivas e econômicas da aplicação do material em questão, ou seja o uso do bambu como material ecologicamente correto, jáem uso e valorização em muitos países do mundo.

1. INTRODUÇÃO

A necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental atrai olhares para a exploração de novas alternativas.
Os métodos construtivos com materiais industrializados produzem ainda enormes quantidades de entulhos, que são difíceis de serem reincorporados nanatureza.
Dentro deste contexto, o bambu surge como uma importante alternativa construtiva, visto que se trata de um material facilmente renovável pela natureza, de crescimento rápido e baixo custo, além de possuir reduzido consumo energético para sua produção e despontar como o maior consumidor de gás carbônico do reino vegetal.
O bambu é uma planta da família Gramineae, a mesma da cana-de-açúcar,que possui mais de 1.000 espécies distribuídas em cerca de 70 gêneros. Pode-se encontrar bambu em todos os continentes, com exceção da Europa, e nas mais diversas condições de clima e altitude.
O crescimento do bambu ocorre de maneira diferente das árvores. Ele pode ser comparado a um telescópio, onde os colmos saem da terra com diâmetro e número de nós definidos e, em menos de 1 ano, atinge aaltura máxima. Após o primeiro ano, os colmos vão amadurecendo, isto é, vão mudando suas características internas, tornando-se mais resistentes.

USO DO BAMBU COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Pouco difundida nos grandes centros do Brasil, a utilização do bambu e de fibras vegetais é mais antiga do que se possa imaginar.
O bambu constitui, principalmente para os povos asiáticos, uma fonte econômicamuito importante. Japoneses, chineses e indianos utilizam essa extraordinária planta há milhares de anos. Em certas regiões, o bambu é considerado uma planta sagrada, tais são os benefícios que ela proporciona.
Os povos asiáticos mantêm uma tradição milenar na utilização do bambu, observando-se o surgimento e a perpetuação de várias construções onde o material utilizado é o bambu. Grande partedos monumentos e edifícios que hoje são símbolos da arquitetura hindu, como o Taj Mahal, utilizaram o bambu em suas estruturas. Devido à sua flexibilidade e resistência, foi utilizado na construção de arcos e abóbadas.
Na China, o bambu foi utilizado para a construção dos primeiros pórticos e também para pontes, conseguindo vencer vãos superiores a 100m.
Em Bangladesh, país com mais de 5milhões de habitantes, 90% das habitações são feitas de bambu. Complementando, de acordo com a NMBA - National Mission on Bambu Application, Índia (2004), um bilhão de pessoas pelo mundo vivem em casas de bambu. Países como a Colômbia, Equador e Costa Rica, utilizam este material para a construção de suas habitações há milhares de anos. Logo, países com uma cultura milenar do bambu, detêm as melhorestecnologias, como é o caso da China, em seu aproveitamento industrial, e a Colômbia, na construção civil.
O bambu é conhecido na Índia como madeira dos pobres, vem sendo utilizado como andaime, e se tornam gigantescos esqueletos á volta dos prédios modernos.
Em alguns países como Nepal, Filipinas, China e Havaí, seus governantes enxergam o bambu como um dos meios alternativos para aumentar a...
tracking img