Engenharia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
ELETRICIDADE APLICADA

Indutores

Definição:
Os indutores são dispositivos elétricos passivos capazes de armazenar energia na forma de campo magnético. Estes componentes são geralmente construídos como uma bobina de material condutor, por exemplo, com fios de cobre, normalmente os mais utilizados. Um núcleo de material ferromagnético capaz de aumentar a indutância, concentrandoas linhas de força de campo magnético que fluem pelo interior das espiras.
Formatos mais comuns existentes:
Pot Core
Protege a bobina contra impulsos eletromagnéticos vindo de outras fontes.
Recomendada para altas frequências.

Toroidal
Permite o máximo aproveitamento do núcleo do material magnético.
Muito usados na eletrônica.

São mais baratos que o pot core.
São facilmentemontados.
Utilizado para várias aplicações.
Perfil E

Materiais mais usados no núcleo:
* Ferrite
* Pó de magnésio
* Ligas metálicas
Aplicação:
Vamos a um exemplo simples para o entendimento do funcionamento do indutor, depois mostraremos em um exemplo um exemplo bastante útil de onde ele pode ser aplicado.

Observe a figura acima, o que você observa na ilustração é uma bateria, umalâmpada, uma bobina de fio ao redor do núcleo de ferro (em amarelo) e um interruptor. A bobina é o fio indutor. Se tirasse o indutor do circuito, teria uma lanterna comum. Você fecha o interruptor e a lâmpada se acende. Com o indutor, o comportamento é totalmente diferente.
A lâmpada é um resistor, a resistência converte energia elétrica em energia térmica fazendo no caso o filamento da lâmpadabrilhar. O fio na bobina tem muito menos resistência. Então, o que você espera quando liga o interruptor é que a lâmpada brilhe muito fracamente. A corrente deveria seguir o caminho de baixa resistência, através do indutor. Mas o que acontece é que quando você liga o interruptor, a lâmpada brilha intensamente e, na sequencia, fica mais fraca. Quando desliga o interruptor a lâmpada brilha intensamentee, então desliga rapidamente.
A razão para esse comportamento estranho é o indutor. Quando a corrente começa a fluir pela bobina, este tende a estabelecer um campo magnético. Enquanto o campo é estabelecido, a corrente pode fluir normalmente através do fio. Quando o interruptor é desligado, o campo magnético da bobina mantém a corrente fluindo até que o campo seja nulo. Essa corrente mantém alâmpada acessa por um período de tempo, mesmo que o interruptor esteja desligado. Em outras palavras, um indutor pode armazenar energia no seu campo magnético e tende a resistir a qualquer mudança na quantidade de corrente que flui através dele.
Abaixo um exemplo muito útil para nossa vida real.
Um indutor do tipo toroidal, sendo usado em uma placa de computador.

Circuitos MonofásicosDefinição:
Um circuito monofásico é um circuito que é constituído apenas de uma fase elétrica e um neutro, devendo também possuir um condutor chamado de "terra", no entanto, apesar da palavra "monofásico" (mono = um) fazer referência a um circuito com apenas uma fase, é comum no meio técnico a denominação monofásico para os motores elétricos que não são trifásicos, ou seja, denominam-se motor monofásico osmotores que funcionam com menos de três fases, mesmo que utilize duas fases ao invés de uma, porém, o correto do ponto de vista da terminologia normalizada é: Trifásico, quando circuito à três fases, Bifásico, quando circuito a duas fases, e monofásico, quando circuito com apenas uma fase.
Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência como, porexemplo, motores para ventiladores, geladeiras e furadeiras portáteis.

Aplicação:
Ao lado vemos uma aplicação de um sistema monofásico, no caso é um QDC (Quadro de distribuição de circuitos), instalado em uma residência.

Motor monofásico, motores desse tipo possuem apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de corrente alternada. Dessa forma, este tipo...
tracking img