Fichamento cap 1 do livro freud e o incosciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pré-História da Psicanálise – I

A Consciência da loucura

O século XVI como um século de incertezas e de confusão resultantes da derrubada das grandes verdades que haviam sido acumuladas por mais de dois milênios. Desde a autoridade de Aristóteles até a fé na Igreja e nas grandes instituições do mundo ocidental.
Aturdido pelas grandes descobertas, pelas invenções e pelas transformaçõespoliticas e religiosas.
O que restou da destruição do Mundo de Deus?
O EU, responde Montaigner.
Das cinzas do mundo, de Deus e das verdades estabelecidas, o que encontrou foi o vazio do ceticismo e a ausência de qualquer garantia (cf.Koyré, 1980)
Descartes faz da dúvida de Montaigne, não ponto final, mas o ponto de partida de seu pensamento.
O século XVII foi aquele que realizou a partilhaentre a razão e a desrazão.
O Fundamental a se destacar no estudo de Foucault é o fato de que, para ele, a loucura não se apresenta como uma substancia que, tendo permanecido longo tempo oculta pela ignorância, fez finalmente seu aparecimento sob a visada aguda da racionalidade do século XVIII.
Antes do século XVII não havia o louco como uma entidade diferenciada.
Descartes situa, ao nível dodiscurso filosófico, uma realidade que transcendia esse discurso e da qual ele próprio era um dos registros.
Loucura e pensamento eram dois termos que podiam ser definidos por exclusão, pois o pensamento era exatamente aquilo que, por ser regulado pela razão, opunha-se à loucura. O homem pode ficar louco, o pensamento não.
Se distingue o homem do animal é a racionalidade, o louco identifica-se com oanimal.
A partir da denuncia da loucura, surge a consciência dos seus modos de aparição.
É nesse sentido que Foucault diz que a loucura é uma produção do século XVIII, através dos seus saberes, das suas praticas , das suas instituições;

O saber Psiquiátrico

Segundo Foucault, a característica fundamental da relação entre o saber e o poder psiquiátricos, nessa época, é que nela a verdadedo saber psiquiátrico nunca e colocada em questão.
Mais que a pureza epistêmica do seu discurso, importava à psiquiatria apresentar o louco como um indivíduo perigoso e o psiquiatra como aquele que poderia resguardar a sociedade da ameaça que ele representava.
O louco não era curado, mas domado;
A cura não é mais a recuperação da verdade, mas o retorno a ordem;

O interrogatório e a confissãoO interrogatório é uma das formas privilegiadas da articulação entre o poder e o saber psiquiátrico. Seu objetivo é a busca de antecedentes e a obtenção de uma confissão.
Na impossibilidade de apontar um substrato material da loucura a psiquiatria procurava esse substrato na família do louco.
Daí o interrogatório: ele era a forma de se chegar a essas lembranças, individuais e familiares, queindicariam os antecedentes da doença.
O objetivo final do interrogatório era obtenção de uma confissão, isto é, o reconhecimento, por parte do paciente, de sua própria loucura. Através dela o paciente se livraria do mal.

A loucura Experimental.

O Psiquiatra era capaz de identificar a loucura, mas não sabia o que ela era; sua relação com o louco era de exclusão.
A possibilidade decompreensão da loucura é propiciada por Moreau de Tours com seus experimentos sobre o haxixe.
Moreau de Tours inverte o procedimento: ele aplica a droga (haxixe) em si próprio. O objetivo era produzir os mesmos sintomas da loucura e poder retornar ao estado normal, adquirindo dessa forma um saber direto sobre a loucura e não indireto como o obtido pela observação ou pelo interrogatório.
O sonho reproduzas mesmas características da loucura. O sonho é a loucura do individuo adormecido enquanto os loucos sonhadores acordados.
Dessa forma, o sonho é o acontecimento que, mais do que qualquer outro, aproxima-se da loucura e permite a sua compreensão.

A Hipnose

O pressuposto do mesmerismo era o de que os seres animados estavam sujeitos às influências magnéticas, pois os corpos dos animais e...
tracking img