Eng. software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 MODELOS DE PROCESSOS AGEIS X MODELOS EVOLUCIONÁRIOS 4
3. PROCESSOS AGEIS ...................................................................................9
4. METODOS AGEIS E O GERENCIAMENTO DE PROJETO..........................13
5. METODOS EVOLUCIONARIOS .....................................................................23
6. PESQUISA EMEMPRESAS .......................................................................31
7 CONCLUSÃO 35
REFERÊNCIAS 36
INTRODUÇÃO

O Brasil é um país cujo desenvolvimento de produtos de software está entre os maiores do mundo, e a cada dia, aumenta o nível de exigência por parte dos clientes no que diz respeito à qualidade e complexidade dos produtos. A partir deste ponto, podemosobservar que as empresas estão buscando cada vez mais a maturidade nos seus processos de software para atingir padronizações de qualidade e produtividade internacionais, que são essenciais para a sobrevivência no mercado de TI.

Para se desenvolver software de qualidade é necessário que se sigam metodologias de desenvolvimento. Estas guiam o processo de desenvolvimento de softwareatravés de regras e metas que atendem a pontos importantes para a criação de um produto de qualidade.
Um problema muito comum em desenvolvimento de software sejam sistemas desktop ou sites e sistemas web, é a garantia de que o produto realmente atende às expectativas do cliente. Diversas são as causas que podem dificultar com que os requisitos funcionais não sejam cumpridos a risca como o clienteesperava. Os principais fatores dizem respeito à comunicação. Muitas vezes o cliente não consegue expressar da melhor forma possível o que precisa e na maioria das vezes nem ele sabe exatamente o que precisa. O fato é que isso não é totalmente obrigação do cliente. É fundamental que o consultor saiba extrair todas essas informações do cliente. Porém esse trabalho não é nada simples e depende dediversos fatores como, por exemplo, a personalidade do cliente em questão.

MODELOS DE PROCESSOS AGEIS X MODELOS EVOLUCIONÁRIOS

O enfoque de projetos é fundamentado como uma premissa necessária para a conduta do desenvolvimento de software na organização. O processo evolutivo do software normalmente implica em atividades de manutenção com poucos limites definidos, sem clareza decontexto, prazos, objetivos, etc. Sob o enfoque de projetos, podemos estabelecer empreendimentos temporários, com objetivo único, quebrando o ciclo sem fim do desenvolvimento de software. Na metodologia proposta por esta pesquisa, o enfoque de projetos é prioritário e básico para sustentação da estrutura do ciclo de vida, sendo guiado por estágios bem definidos do produto de software representadopor gerações estáveis do produto. A passagem de um estágio para outro do desenvolvimento do produto é enfocada como um projeto. A escolha dos segmentos de mercado e clientes que as unidades de negócio pretendem servir, identificando os processos críticos nos quais a unidade deve atingir excelência para concretizar suas propostas de valor aos clientes dos segmentos-alvo, e selecionando ascapacidades individuais e organizacionais necessárias para atingir. os objetivos internos, dos clientes e financeiro.
É através de perguntas ao cliente que podemos fazer todo planejamento e desenvolvimento de um projeto, para isto existem perguntas apropriadas para se fazer antes e depois do desenvolvimento de um software. Essas perguntas são de extrema importância para se entender as regrasde negócio. As especificações. É através delas que poderá conhecer melhor a empresa, saber quais as expectativas e ter uma noção melhor de como se dará o desenvolvimento.

1 – Qual é o tipo de negócio de sua empresa?

Este é o primeiro passo para conhecer a estrutura do negócio do seu cliente. ela irá ajuda-lo a avaliar as necessidades da empresa, é também uma porta de...
tracking img