Eng. de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Disciplina Análise Sensorial de Alimentos (TRA 158) – 1º PL 2011
Curso de Engenharia de Alimentos

Professora Silmara Carvalho
Estagiária em Ensino –Janmile Bonfim Rodrigues
Discente: Tácio Augusto Fonseca e Silva nº de matricula: 200711277


Prática 07 - Testes de Preferência: Teste de Comparação Múltipla

.
❖ IntroduçãoO teste de comparação múltipla avalia simultaneamente uma ou mais amostras quanto à preferência de acordo com o padrão. Apresenta-se o padrão (P), a amostra-padrão codificada e uma ou maisamostras teste codificada. Para o desenvolvimento dos testes de aceitação/preferência são requeridas equipes de grande número de participantes. O número de julgadores deve ser acima de 30 julgadores querepresentem a população de consumidores atuais ou potenciais do produto. As amostras são geralmente apresentadas em delineamento experimental de blocos, completos, balanceados ou casualizados.


❖Objetivo

Conhecer a técnica sensorial de preferência de comparação múltipla, a partir da preferência das amostras de refrigerante cola em relação a padrão (Estimando o grau).

❖Procedimento e Resultados

O teste foi desenvolvido no laboratório de análise sensorial de alimentos da UESB campus Juvino Oliveira com 12 julgadores. Foi apresentada aos julgadores uma amostra padrão(R=973 coca-cola) e duas amostras codificadas aleatoriamente de refrigerante cola (973=coca-cola; 549=pepsi; 321=shin). Após apresentação solicitou-se aos julgadores a provar as amostras e avaliar asamostras e classificar AA sua preferência em relação à amostra-padrão, de acordo com a escala de preferência relativa são transformadas em escores e tabulados. Abaixo segue a ficha de avaliação:[pic]

Figura 1. Exemplo de ficha de avaliação sensorial para o teste de Comparação Múltipla.

Os dados são tabulados em relação ao número de julgadores e os valores obtidos para cada...
tracking img