Enfoque da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA”
MANTENEDORA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA – UNIVEM
AV. HIGINO MUZZI FILHO, 529 – MARÍLIA – SP - CEP 17525-901 – FONE (14) 2105-0800

ELDER SOARES POLTRONIERI

ENFOQUE DA QUAILIDADE
RESUMO

MARÍLIA-SP

2011
ELDER SOARES POLTRONIERI

ENFOQUE DA QUALIDADE

Trabalho feito individualmente,
através daapostila de ensino .

Orientador:
Professor Américo Fernando Grassi

MARÍLIA-SP

2011.

INTRODUÇÃO

O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente.
Obviamente a satisfação do cliente não éresultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc...
Paralelamente a esta evolução do conceito de Qualidade, surgiu a visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado.Pouco tempo depois percebeu-se que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então extendido para outras entidades envolvidas com as atividades da Empresa.
O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os "stakeholders" (entidades significativas naexistência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.

1. Era da qualidade total

Na era da inspeção ou do controle estatístico, a ênfase está na qualidade do produto ou serviço. Em seqüência, a ênfase desloca para o sistema da qualidade onde não se diz mais respeito de produto ou serviços, nem uma responsabilidade do departamento de qualidade. Passa a ser um problema de todosos funcionários e abrange todos os aspectos da operaçãoda empresa.

Fluxograma: Descrição plano de negócios
[pic]
Fonte: http://www.qualidade.com/conc-01.htm

A qualidade é uma questão sistêmica, onde se há uma garantia de qualidade e serviços.Isso traduz uma evolução para a era da qualidade total.
Podemos destacar três autores que desenvolveram osprincípios e as técnicas da qualidade total:Feigenbaum, Deming e Ishikawa.

1.1-Qualidade Total de Deming

Nasceu em 14 de Outubro de 1900 em Sioux City, Iowa. Em 1921 licenciou-se em Física, na Universidade do Wyoming e, em 1928, doutorou-se em Matemática pela Yale University. Trabalhou no Census Bureau dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1950, foi convidado para dirigirações de formação em estatística e controlo de qualidade no Japão. O impacto das suas ideias foi de tal forma elevado que Deming é, hoje, considerado como o pai do milagre industrial japonês. Em sua homenagem, a JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) instituiu o Deming Prize, que premia anualmente as melhores empresas no campo da qualidade. Deming foi condecorado pelo imperador com o maiselevado galardão alguma vez atribuído a um estrangeiro: a Medalha de 2.ª Ordem do Sagrado
Tesouro. Os Estados Unidos só o descobriram na década de 80. Em 1986, Reagan atribuiu-lhe a National Medal of Technology e nesse ano foi lançado o livro Out of Crisis, a obra que consolidou de vez a sua fama como o grande mestre da qualidade. Durante mais de 40 anos, Deming exerceu uma intensa atividade comoconsultor, escritor e formador e professor da Stern School of Business (Nova Iorque). Em sua homenagem foi criado o Edwards Demings Institute. Morreu em 1993, com 93 anos.
Para Deming, a qualidade é definida consoante as exigências e as necessidades do consumidor. Como elas estão em permanente mudança as especificações de qualidade devem ser alteradas constantemente. Só que Deming...
tracking img