QUALIDADE SOB O ENFOQUE DO RH, TERCEIRIZAÇÃO EQUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

4265 palavras 18 páginas
QUALIDADE SOB O ENFOQUE DO RH, TERCEIRIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

1 INTRODUÇÃO

No contexto em que vivemos, caracterizado por mudanças constantes e um ambiente muito competitivo, o indivíduo é o diferencial nas estratégias de uma organização que visa manter-se atualizada em relação aos produtos e serviços que a empresa oferece atendendo às expectativas dos clientes e, sobretudo, manter-se no mercado. Buscar a excelência na qualidade de serviços, produtos, pessoas não é uma tarefa apenas da recente administração. As mais diversas empresas de tempos diversos sempre direcionaram esforços em busca da qualidade em suas atividades. Esse trabalho tem por objetivo, aliar essa gestão de qualidade a aspectos como recursos humanos, enfatizando a importância da qualidade de vida no trabalho, e terceirização.

2 A GESTÃO DA QUALIDADE SOB O ENFOQUE DE RECURSOS HUMANOS

2.1 A gestão do trabalho

No início da era industrial, muito se acreditava para um melhor funcionamento das máquinas, era necessário que a organização e os indivíduos se adaptassem a elas. Desse modo surgiram estudos de tempos e métodos buscando obsessivamente o ponto máximo de produtividade. Assim, então, os princípios da administração científica com uma administração onde as tarefas desempenhadas por seus operários eram muito repetitivas e monótonas, uma estrutura piramidal verticalizada. Havia uma estrutura mecanicista feita em cima de tarefas, o empregado deveria chegar certo horário na empresa, executar tarefas já estabelecidas, cumprindo um determinado horário, descansar por pouco período pré-estabelecido e continuar as tarefas até estarem todas concluídas. Não há um trabalho em equipe, em conjunto, existe apenas trabalho individual, um executa sua atividade e passa para outro. Esse tipo de cooperação é extrínseca e o trabalho é agregado por transformação.
Diante o cenário competitivo no qual nos encontramos, o modelo mecanicista e burocrático vem perdendo forças a cada dia, devido à

Relacionados

  • hering
    9795 palavras | 40 páginas