Treinamento para manipuladores de alimentos como instrumento de melhoria da qualidade higiênica, em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar, com enfoque na higienização das mãos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Os manipuladores de alimentos têm um papel importante em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), pois são eles os responsáveis pela produção alimentar e propagação de qualidade. Para isso ocorrer, é essencial a higienização pessoal correta ao manuseá-los. Na falha, os manipuladores podem representar um meio de transmissão de microorganismos aos consumidores.Portanto, é imprescindível aos manipuladores estarem conscientes dos perigos e do modo correto de higienização pessoal e manuseio dos alimentos para que tais situações não ocorram.
Neste contexto, para garantir a inocuidade dos alimentos, é de suma importância em saúde pública identificar manipuladores portadores de agentes que possam ser propagados para os alimentos, contribuindo para evitar acontaminação dos mesmos (SILVA et al, 2005).
O seguinte trabalho tem como objetivo evidenciar o treinamento de manipuladores de alimentos como sendo a principal estratégia em serviços de alimentação e nutrição para que se possa manter um colaborador motivado, e que o mesmo se torne principal ferramenta para a melhoria da qualidade higiênica das refeições. Através do manuseio dos alimentos comas mãos. E os objetivos específicos abrangem:
a) Descrever a importância da participação ativa dos recursos humanos envolvidos.
b) Desenvolver argumentos teóricos específicos, com base na literatura específica, englobando todo o sistema de treinamento de colaboradores como ferramenta necessária e principal para melhoria da qualidade higiênica das refeições através da correta lavagemde mãos.
c) Rever conceitos importantes e necessários para enfatizar o “treinamento” como principal instrumento para se alcançar os objetivos almejados.
d) Desenvolver planos de ação para aperfeiçoamento de atividades de lavagem de mãos, utilizando o treinamento embasado em dinâmicas vivenciais do grupo estudado.




I. DESENVOLVIMENTO


1.1 Unidade de Alimentação e Nutrição– UAN


Uma Unidade de Alimentação e Nutrição é o local onde tem a produção e distribuição de alimentos com a finalidade de nutrir em qualidade e quantidade, adequando a todos os comensais de uma empresa.
De acordo com Maciel (2002): “Em uma organização, o departamento, seção ou setor, responsável pela produção e distribuição de alimentação coletiva é geralmente denominado Unidadede Alimentação e Nutrição (UAN)”.


Sob o aspecto conceitual, a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é considerada como a unidade de trabalho ou órgão de uma empresa que desempenha atividades relacionadas à alimentação e à nutrição, independentemente da situação que ocupa na escala hierárquica da entidade (CARDOSO, 2005).


Segundo Vanin (2007): “Uma alimentaçãobalanceada em uma UAN é fundamental no que diz respeito à saúde e à produtividade do trabalhador”. Esta deve fornecer as necessidades de cada trabalhador em nutrientes e energia para que seu trabalho possa ser concluído com êxito, através da quantidade e qualidade adequada ali consumida, as quantidades calóricas variam de acordo com a ocupação de cada individuo.


No Brasil, oPrograma de Alimentação do Trabalhador (PAT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, desde 1976 se destina a garantir o acesso à alimentação de trabalhadores segurados mediante incentivos fiscais a empresas empregadoras. Em 2005, estimava-se em 8,5 milhões de trabalhadores a população coberta pelo PAT. Sua principal diretriz é a oferta de uma refeição diária de 1.400 kcal pelas empresas,podendo variar de acordo com o nível de atividade física da ocupação: de 1.200 kcal para atividades leves a 1.600 kcal para as intensas. Estes valores correspondem a uma grande refeição, almoço, jantar ou ceia, de forma a garantir a disponibilidade de energia "necessária para esforços físicos exigidos pelo trabalho", considerando-se que o trabalhador tem carência alimentar ou especificamente,...
tracking img