Enfermeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário de Nefrologia

1- Explique resumidamente o mecanismo de contra corrente:
De acordo Riella 2003,
O mecanismo de contra corrente é um mecanismorelacionado à absorção ativa do sódio no ramo ascendente da alça de HENLE que gera um aumento da osmolaridade no sentido cortiço-medular. O rim por esse mecanismo podeconcentrar até quatro vezes a urina em relação à osmolaridade do plasma. À medida que a urina se aproxima da medular, fica cada vez mais hipertônica devido à perda deágua. No ramo ascendente pela reabsorção ativa de sódio a urina é cada vez mais hipotônica.

2- Explique como ocorre a cascata do SRAA.
A renina é uma enzima queage sobre a angiotensina I, já existente no plasma transformando-a em angiotensina II potente vasopressor. A angiotensina II promove o aumento da pressão arterial e,também, um estímulo adrenal para a liberação da aldosterona que agiria no túbulo contornado distal aumentando a reabsorção de sódio e consequentemente água. Essemecanismo é chamado de Cascata do SRAA.

3- Explique o hormônio PTH.
O PTH é um hormônio da paratireoide que age mantendo o equilíbrio entre o cálcio e o fósforosérico, responsáveis pela regulação da reabsorção do cálcio ocorre no túbulo contornado distal, pela ação do PTH e do calcitriol. Estas substâncias aumentam a reabsorçãolocal através de mecanismos ativos da bomba de cálcio e trocas de sódio por cálcio. O PTH aumenta a absorção intestinal de cálcio e aumenta a excreção de Fosfato emnível dos túbulos renais mantendo assim o equilíbrio a nível sanguíneo.

Bibliografia
RIELLA, Miguel Carlos, Ed. GUANABARA KOOGAN S.A, 2003. Rio de Janeiro.
tracking img