Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Sistema Endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. Normalmente, o Sistema Endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.
O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrinoregula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, os sistemas endócrinos em conjunto com o sistema nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a Hipófise, o Hipotálamo, a Tireóide, as Supra-Renais, o Pâncreas e as Gônadas (os ovários e os testículos).
|
Principais glândulasendócrinas.1. Glândula pineal2. Glândula pituitária3. Glândula tireóide4. Timo5. Glândula supra-renal6. Pâncreas7. Ovário8. Testículo |

Sistema Endócrino
Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função.
Osistema endócrino é responsável pelo controle das atividades metabólicas do organismo. Atua a longo prazo, através de sinais químicos, executados por substâncias denominadas hormônios.
Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas células de glândulas endócrinas e atuam controlando o funcionamento de alguns órgãos.
A ação do hormônio se dá quando este é lançado através dacorrente sanguínea pelas glândulas endócrinas, e assim, chegando a célula-alvo, se liga a receptores específicos localizado na superfície das células.
As GLÂNDULAS são os órgãos que formam o sistema endócrino.
Podem ser:
* ENDÓCRINA
* EXÓCRINAS
* MISTAS

Glândulas exócrinas
Lançam o produto de secreção no meio externo;
Glândulas endócrinas
Lançam o produto de secreção emvasos sanguíneos;
Glândulas afícrinas ou mistas
Associa os dois tipos de secreção anterior;

* Glândulas exócrinas
Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas, o fígado e muitas outras.
* Glândulas endócrinas
Secretasubstâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireóide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas. O pâncreas produz insulina (lançada diretamente no sangue) e suco pancreático (lançado no intestino delgado, considerado como exterior do organismo).

* Glândulasafícrinas ou mistas
São endócrinas e exócrinas = MISTAS
* PÂNCREAS;
* FÍGADO
* TESTÍCULOS
* OVÁRIO

HORMÔNIOS
Os hormônios são o produto de secreção destas glândulas. Têm como característica principal estarem presentes em toda a circulação, desta maneira banhando todas as células, e exercerem sua ação distantes de sua origem. A palavra “endócrina” significa "secretar diretamente em", edescreve bem estas glândulas, visto que elas secretam hormônios direto na corrente sanguínea. À medida que o coração bombeia o sangue pelo corpo, os hormônios vão a grande velocidade para vários destinos, onde realizam seu trabalho.
Para que os hormônios executem suas funções, é preciso haver boa comunicação entre as muitas partes do corpo. Todos nós temos complexos sistemas de comunicações quetransmitem informações para manter-nos vivos e funcionando suavemente: o sistema endócrino e o sistema nervoso.
Para ilustrar como os dois cooperam, tomemos o exemplo uma cidade com uma grande rede de canais e barcos. Obviamente usa-se o sistema telefônico para enviar mensagens a outras partes da cidade. Similarmente, o corpo envia suas mensagens por intermédio do sistema nervoso, rede de...
tracking img