Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este estudo mostrará uma resenha critica sobre a teoria de Joyce Travelbee, através de uma discussão e conjunto de ideias dos integrantes do grupo.
Esta teoria se trata da relação interpessoal entre o enfermeiro, paciente e seus familiares durante seu leito de enfermidade, suas consequências e até mesmo a morte.


















Objetivo

Este estudo tem comoobjetivo mostrar a importância em manter e aplicar o processo de relação interpessoal em todos os setores abrangidos pela enfermagem, a fim de proporcionar ao paciente e seus familiares o entendimento de sua atual condição.


















Joyce Travelbee, nascida em 1926, ensinou e escreveu sobre enfermagem psiquiátrica e criou a teoria da relação interpessoal, não sebaseando em pesquisas determinadas e sim em experiências no campo de enfermagem e em suas leituras . Faleceu aos 47 anos depois de uma breve enfermidade, não podendo concluir seu doutorado iniciado e 1973.
Como educadora iniciou sua carreira em 1952 na escola afiliada do Hospital Depaul em New Orleans.
Publicou vários artigos em revistas de enfermagem e foi autora de dois livros “Aspectos interpessoaisde enfermagem” e “Intervenção em enfermagem psiquiátrica”.
Sem dúvidas, a teoria da relação interpessoal de Joyce Travelbee enfoca um dos assuntos mais importantes para a enfermagem, pois, nenhum paciente deve ser tratado apenas por sua enfermidade, o paciente é um ser humano, que enfrenta junto a tudo, os seus sentimentos de dor, depressão e desesperança, o que pode influenciar em seutratamento.
Muitas vezes o paciente não possui uma pessoa para que possa dividir seus sentimentos e a enfermagem deve ir além para lhe oferecer conforto e segurança. Ser enfermeira(o) não é apenas cuidar de patologias ou tratar seus pacientes por números, cada indivíduo é único.
Para que haja estabelecimento de uma relação interpessoal, deve partir primeiramente da enfermagem mostrarinteresse ao paciente de enfrentar junto a ele essa fase de sua vida, criando uma laço de afetividade, apoio, desejo de aliviar a causa da enfermidade e realizar procedimentos para combatê-la.
A enfermagem deve proporcionar ao paciente o entendimento sobre sua doença e fazê-lo com que entenda que todos os seres humanos em alguma fase de suas vidas também passam por certas dores, sofrimentos edesesperanças, mas que também todos passamos por momentos de amor e alegrias intensas e ambas as coisas são passageiras, não se pode obter apenas momentos de felicidades e também não se tem somente momentos de tristezas. Se houvesse uma pessoa na qual somente tivesse enfrentado momentos felizes, esta certamente não saberia dar-lhe o valor à esse sentimento, todos seres humanos precisam passar por momentosde tristeza para que quando obtiverem sua paz, tranquilidade ou felicidade, saber o valor que esse sentimento representa. As facilidades nos impedem de caminhar, as dificuldades nos ensinam a seguir em frente e nos enriquece de experiências, sofremos grandes transformações por fora a fim de engrandecer-se por dentro, até mesmo as críticas nos auxiliam muito nesse processo e também devemos fazercom que o paciente entenda que a felicidade jamais entrará se as portas estiverem trancadas.
Apesar de haver uma grande necessidade da relação interpessoal entre paciente e enfermeiros durante um tratamento, ainda não alcançamos em todos os casos essa relação. Joyce Travelbee cita em sua teoria a carência de um embasamento científico e que talvez este tema ainda não tenha seu valor relevante porusar na maioria de suas vezes atitudes empírica.
Quando não se trata somente de técnicas ou conhecimentos científicos aprendidos em nossos estudos, dependemos do amor do profissional em ajudar o próximo e isto é algo muito difícil de ensinar em uma matéria de qualquer curso, dependerá muito do esforço interior do profissional e de sua capacidade de amar. Precisamos de atitudes mais humanas e de...
tracking img