Reformas de base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – O ANUNCIO DAS REFORMAS DE BASE
Em 13 de marco de 1964 , Joao Goulart, falou a mais de 300 mil pessoas, num comício, em frente a estação Central doBrasil no RJ, La ele expôs as dificuldade do seu coverno e anunciou a necessidade de um conjunto de reformas de base, Jango também declarou a assinatura do decretoda supra, que daria inicio a reforma agrária em 60 dias. E a nacionalização das refinarias privadas de petróleo.
2 O CONJUNTO DAS REFORMAS DE BASE
REFORMAAGRARIA. Para facilitar o acesso a terra para milhões de lavradores que desejavam trabalhar e produzir no campo sem ir para as grandes cidades.
REFORMAEDUCACIONAL. Para aumentar o numero de escolas publicas, e matricular todas as crianças para combater o analfabetismo.
REFORMA ELEITORAL. Para dar ao analfabeto odireito de votar e participar das eleições.
REFORMA TRIBUTARIA. Para corrigir a desigualdade social, na distribuição dos deveres entre ricos e pobres.
3LEI DE REMESSA DE LUCRO
Limitaria o envio de dólares das empresas multinacionais para o exterior. A aprovação dessa lei provocou forte reação entrerepresentantes das multinacionais, e também dos grupos políticos e defensores dos interesses internacionais
4 REACOES AS REFORMAS
A favor do governo, alguns setorespopulares faziam manifestações em apoio as reformas de base. Contra o governo as oposições organizavam protestos como por ex. a marcha da família com Deus pelaliberdade. Jango perdeu rapidamente suas bases na burguesia. Para evitar o isolamento, reforçou as alianças com as correntes reformistas e comunistas.
tracking img