Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA ENFERMAGEM
Entidades de Classe (ABEN / Sistema COFEN/COREN's)
CIE - Conselho Internacional de Enfermeiros
Fundação: 1899
Presidência atual: Hiroko Minami
Endereço: Postal International Council of Nurses 3, Place Jean Marteau, 1201
Cidade: Genebra
E-mail: icn@icn.ch
Site: www.icn.ch

Histórico: O Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), denominado International Council of Nurses(ICN), representa os interesses da Enfermagem em mais de 128 países. Fundado em 1899, com sede em Genebra, na Suíça, foi a primeira organização de Enfermagem a dedicar seu trabalho para garantir a qualidade dos cuidados, o avanço do conhecimento e a valorização e o reconhecimento da profissão em todo o mundo.
O CIE atua baseado em duas metas: melhorar o cuidado da saúde, por parte da Enfermagem, emtodo o mundo e fortalecer as Associações de Enfermagem.
Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn
Sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega enfermeiras e técnicos em enfermagem, fundada em agosto de 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras". É uma entidade de direto privado, de caráter científico e assistencial regida pelas disposições doEstatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial. Em 1929, no Canadá, na Cidade de Montreal, a Associação Brasileira de Enfermagem, foi admitida no Conselho Internacional de Enfermeiras. Por um espaço de tempo a associação ficou inativa.
Em 1944, um grupo de enfermeiras resolveu reerguê-la com o nome Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas. Seus estatutos foram aprovados em 18 de setembro de1945. Foram criadas Seções Estaduais, Coordenadorias de Comissões. Ficou estabelecido que em qualquer Estado onde houvesse 7 (sete) enfermeiras diplomadas, poderia ser formada uma Seção. Em 1955, esse número foi elevado a 10 (dez). Em 1952, a Associação foi considerada de Utilidade Pública pelo Decreto nº 31.416/52. Em 21 de agosto de 1964, foi mudada a denominação para Associação Brasileira deEnfermagem - ABEn. Atualmente a ABEn, com sede em Brasília, funciona através de Seções formadas nos Estados, e no Distrito Federal, as quais, por sua vez, poderão subdividir-se em Distritos formados nos Municípios das Unidades Federativas da União.
Finalidades da ABEn
* Congregar os enfermeiros e técnicos em Enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes;
* Promover odesenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de Enfermagem do País.
* Promover integração às demais entidades representativas da Enfermagem, na defesa dos interesses da profissão. Mais informações acesse: www.abennacional.org.br
Sistema COFEN/COREN'S
Criação –
Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem,constituindo em seu conjunto Autarquias Federais vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da Profissão de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Em cada estado existe um Conselho Regional os quais estão subordinados ao Conselho Federal, que é sediado no Rio de Janeiro e comescritório Federal em Brasília.
Direção
Os Conselhos Regionais de Enfermagem são dirigidos pelos próprios inscritos, que formam uma chapa e concorrem a eleições. O mandato dos membros do COFEN/COREN's é honorífico e tem duração de três anos, com direito apenas a uma reeleição. A formação do plenário do COFEN é composta pelos profissionais que são eleitos pelos Presidentes dos CORENs.
Receita
Amanutenção do Sistema COFEN/CORENs é feita através da arrecadação de taxas emolumentos por serviços prestados, anuidades, doações , legados e outros, dos profissionais inscritos nos CORENs.
Finalidade
São entidades públicas de direito privado vinculadas ao Poder Executivo, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial é zelar pela qualidade dos profissionais de Enfermagem,...
tracking img