Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADIOPATIAS CONGÊNITAS

- Anormalidades anatômicas presentes ao nascimento e que resultam em funções cardíacas anormais. Causa principal de morte no primeiro ano de idade, além da prematuriadade.
Fatores de risco
Pré-natais: Rubéola materna, alcoolismo materno, idade acima de 40 anos, diabetes insulino-dependentes.
Genéticos: familiares com cardiopatias congênitas, crianças com Síndorme deDown, nascer com anomalias que não sejam cardiopatias.
Circulação
A circulação fetal tem suas diferenças, ocorre mistura de venoso com arterial, lembrar que o sangue oxigenado vem da mãe (não há troca nos pulmões. Ao nascimento há o fechamento dos ductos cardíacos. O sangue vem da placenta já irriga o fígado e vai para a cava inferior. O sangue da VCI se junta ao da veia cava superior (VCS) noátrio direito (AD); a maior parte deste sangue é mandada direto para o átrio esquerdo (AE) pelo Forame Oval (2° Shunt) e uma pequena parte passa para o ventrículo direito (VD); do VD eles vão pela artéria pulmonar (AP) para o pulmão, porém, antes de chegar até eles, grande quantidade é desviada pelo Canal Arterial (3° Shunt) direto para a Aorta descendente, a outra parte vai para os pulmões e comoestes ainda estão colabados, apenas oxigena-os e retorna para o AE pelas veias pulmonares. O sangue do AE, proveniente das veias pulmonares e do AD é bombeado para o ventrículo esquerdo (VE) de onde parte para a aorta.              há abertura da cava com o ducto pulmonar e comunicação com os átrios, realizando-se a circulação pulmonar, cerebral e de membros. Resistencia vascular pulmonaraumentada, resistência vascular sistêmica diminuída.
forame oval
Após o nascimento algumas alterações acontecem para tornar a circulação do neonato com a mesma conformação da que ocorre em um adulto. As principais modificações por ocasião do nascimento são:
Interrupção da circulação placentária: após o nascimento a musculatura lisa das artérias umbilicais se contrai e em apenas alguns minutosocorre um fechamento fisiológico, impedindo o fluxo sangüíneo do feto em direção a placenta. Fechando também o Ducto venoso.
Fechamento do Canal Arterial: ocorre o fechamento fisiológico por contração muscular imediatamente após o nascimento.
Fechamento do forame oval: este fechamento fisiológico é causado pela combinação do aumento de pressão do átrio esquerdo e diminuição no átriodireito.Cardiopatias
Cardiopatias
Acianóticas; fluxo sanguíneo pulmonar aumentado (DAS/CIA DSV/CIV, DAP/PCA CAV). Obstrução ao fluxo sanguíneo dos ventrículos (COA/EA/EP)
Cianóticas: fluxo sanguíneo pulmonar diminuído (não há troca gasosa) (tetralogia de Falow atresia Tric.) Fluxo sanguíneo Misturado (mistura de O2 com CO2) (TGV/TA)
FLUXO SANGUÍNEO PULMONAR AUMENTADO
CIA – comunicação interatrial(defeito do septo interatrial) O Forame não se fecha)
- Manifestações clinicas; assintomática, ICC, Sopro cardíaco.
-Tratamento; cirúrgico: colocação de retalho para a correção anatômica , não cirúrgico: colocação de dispositivos durante o cateterismo cardíaco.
-Prognóstico; mortalidade cirúrgica menor que 1%.
CIV – comunicação interventricular DSV(comunicação do septo ventricular)Comunicação entre os ventrículos, fluxo pulmonar aumentado.
-Manifestações Clínicas; ICC, sopro cardíaco
-Tratamento; cirúrgico: paliativo (bandagem pulmonar) e corretivo (sutura em laço). Não cirúrgica: colocação de dispositivos durante o cateterismo cardíaco (alguns estudos).
-Prognóstico:
PCA persistência do canal arterial (Ducto arterial pérvio)
-Manifestações: assintomática, ICC, soprocaracterístico e pulsos fortes
-Tratamento; médico (administração de indometacina que provoca a constrição do ducto, inibindo a ação da prostaglandina (mantém o ducto aberto pelo relaxamento de células musculares. Cirúrgica: toracotomia visualmente assistida. Não cirúrgica (dispositivos e cateterismo cardíaco)
CAV defeito do canal átrio-ventricular (comunicação do átrio)
DEFEITOS OBSTRUTIVOS
COA-...
tracking img