Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANOMALIAS QUE INTERFEREM NA IDENTIFICAÇAO DATILOSCÓPICA: SINDACTILIA E HEMIMELIA

Luciana Brum Pinheiro
Rita de Cássia O da Silveira

INTRODUÇÃO

Os papiloscopistas são os peritos do Instituto Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul, cuja atribuição é o exame das impressões datiloscópicas, ou digitais, além das impressões palmares (palmas das mãos) e plantares(plantas dos pés). No seu trabalho diário deparam-se, muitas vezes, com anomalias congênitas ou não, as quais podem gerar classificações especiais para efeitos de arquivamento e se tornam definitivas em casos de confronto ou identificação criminal.
Este artigo, trata de dois tipos de anomalias entre as mais observadas, quer seja na literatura específica ou na rotina de coleta das impressõesdigitais. São elas: a sindactilia e a hemimelia.

SINDACTILIA

A sindactilia é a fusão dos dedos das mãos ou dos pés, que pode se dar em dois ou mais dedos, unidos entre si por membranas interdigitais que se estendem nos mesmos dedos. É a falha da diferenciação entre dedos adjacentes. Haverá polisindactilia quando houver vários dedos aderidos, mas é muito raro.

Trata-se de uma malformaçãocongênita pouco freqüente e pode ser classificada como completa ou total, incompleta ou parcial e terminal. A sindactilia completa compreende a união total de nervos, vasos sangüíneos, tendões e ossos. Será incompleta ou parcial, quando a comissura interdigital não se estender até a falange distal, unindo apenas uma fração dos dedos, permanecendo a extensão restante livre. A sindactilia terminal unesomente a falange distal (partes extremas dos dedos). Classifica-se, também, a sindactilia entre simples e complexa: será simples quando a união se der somente pelas partes moles e no tecido normal, sem fusão óssea. Complexa, quando as falanges adjacentes forem unidas (sinostose) ou existe falange acessória interposta, apresentando conexão óssea entre os dedos (Fig.1).
A sindactilia, geralmente, estáassociada a síndromes decorrentes de malformação intra-uterina por causas variadas. É a separação da estrutura embrionária da pele da mão ou pé que ocorre, normalmente, entre a sexta e a oitava semana de gestação. É a anomalia congênita mais freqüente da mão, entretanto, ocorre uma vez a cada dois mil, duzentos e cinqüenta nascimentos, e o envolvimento é bilateral e simétrico em cerca de cinqüentapor cento dos casos.

Fig. 1. Classificação da sindactilia. A. Sindactilia simples e completa. B. Simples e incompleta.
C e D. Sindactilia complexa.

Existem estudos, principalmente dentro da Teratologia (ramo da ciência que trata dos aspectos do desenvolvimento pré-natal anormal, incluindo suas causas), que agentes ambientais (drogas e vírus), podem produzir perturbações severas dedesenvolvimento do embrião. Calcula-se que entre sete e dez por cento dos defeitos congênitos sejam resultado da ação danosa de drogas, vírus e outros fatores ambientais. Na sindactilia especificamente, existe suspeita de efeito do medicamento hidantoína usado pela mãe durante a gravidez.
... A sindactilia é mais comum entre os dedos médio e anular (57%); a seguir, em ordem decrescente defreqüência, entre os dedos mínimo e anular (27%); entre os dedos médio e indicador (14%) e menos freqüentemente entre os dedos polegar e indicador (3%), uma vez que o polegar se desenvolve mais cedo que os outros dedos. Os homens são afetados duas vezes mais que as mulheres (TACHDJIAN,1995, p. 222).

Esta anomalia ocorre mais freqüentemente por causas hereditárias ou como característica de portadores deSíndrome de Down, associada a outras alterações congênitas. Com menor incidência, é detectada em outras enfermidades raras, como a Síndrome de Apert, Síndrome de Carpenter, Síndrome de Pfeiffer, Cornélia de Lange.

1 Síndrome de Down

A Síndrome de Down, descrita como trissomia do cromossomo 21, apresenta a incidência aproximada de um para cada seiscentos nascimentos, podendo aumentar...
tracking img