Enfermagem do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DE JACAREPAGÚA
CURSO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO
EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

FISIOLOGIA ERGONOMIA TOXICOLOGIA E DOENÇAS
OCUPACIONAIS

CARLOS EDUARDO

RIO DE JANEIRO
2012

INTRODUÇÃO

A Ergonomia é a ciência que procura estudar a melhor maneira de gastar menos energia e aumentar o conforto nos locais de trabalho, por exemplo, qual a melhor posição para otrabalhador, a melhor dimensão para as máquinas, que movimentos podem ser enviados, melhor tipo de assento, de mesa, qual a inclinação para gastar menos energia, e conseqüentemente, evitar fadiga.
A Ergonomia objetiva maximizar a eficiência da performance humana no relacionamento entre pessoas, seus trabalhos e ambientes de trabalhos. Procura ajustar tarefas às necessidades e habilidades dos operadores.Tem na essência a convergência das disciplinas da natureza humana (fisio, psico, antropo, ergo, eco e sócio logias) nos problemas de projetos do trabalho.
Assim, se vê na Ergonomia uma ciência da engenharia preocupada com a interface da pessoa e as logias das dinâmicas da natureza, com os seus aspectos físicos, características das máquinas, fluência dos sistemas e conforto dos ambientes. Noprocesso do ciclo de vida e avaliação do produto, consideram-se interações de indicadores econômicos nas relações físicas e psicológicas, no senso micro, antropológicos e sócio-técnicos, no senso médio, e sociológicos, no macro.
A ergonomia é usada para aperfeiçoar a qualidade da vida humana: saúde, segurança, conforto, usabilidade e produtividade. Como ciência, estuda capacidades, limitações e outrascaracterísticas humanas para desenvolver a tecnologia de interface entre o humano e o sistema. Como prática, aplica a tecnologia dessa interface para projeto, análise, teste e avaliação, normalização e controle dos sistemas do simples indivíduo com utensílio manual até a complexa organização multinacional. Profissionais de fatores humanos e ergonomia têm reconhecido esse potencial, promovendosaúde, segurança e conforto das pessoas, produtividade humana e dos sistemas.
Segundo VIDAL (1999), a Ergonomia objetiva modificar o processo de trabalho para adequar a atividade de trabalho às características, habilidades e limitações das pessoas e dos processos, com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro. Desta forma temos a colocação do problema.
A NR 17 que trata da ergonomia,e que é de suma importância para os trabalhadores. Todo Trabalhador deve ter um ambiente de trabalho confortável, não só no aspecto físico, mas também organizacional e cognitivo
Os três seguimentos da ergonomia consiste : física enfoca o operador e seu posto de trabalho como componentes fisiológicos de sistemas de produção, inclui antropometria, a fisiologia do trabalho, as normas de mobiliárioe outros conteúdos de ergonomia clássica. Cognitiva estuda o operador como agente competente do sistema de produção, remetendo-se às suas interações psicológicas com os sistemas, os raciocínios envolvidos e as tomadas de decisão, aí se incluindo consideração sobre a confiabilidade humana. A macroergonomia ou ergonomia organizacional: estuda o operador em situação de trabalho socialmenteestabelecida, por aí se tratando de questões de estratégia e logística, de psicologia organizacional, de modelagem sócio técnica , de organização do trabalho e de confiabilidade de sistemas.
A palavra toxicologia tem sua origem no termo grego Toxicon, que significa arco. Definida como o “estudo dos efeitos adversos dos químicos sobre os seres vivos”, sendo seus principais objetivos o estabelecimento damagnitude do dano e o uso seguro dos agentes químicos. A moderna Toxicologia é hoje uma ciência que abrange conhecimentos relativos a inúmeras disciplinas, como física, química, biologia, fisiologia, estatística, saúde pública, farmacologia, entre outras, podendo ser desenvolvida por profissionais de diversas formações.
A partir da Revolução Industrial, um grande número de substâncias de...
tracking img