Energias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA

Energia Hidráulica : é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso pais. A água possui um potencial energético e quando represada eleaumenta.
Numa usina hidrelétrica existem turbinas que na queda d` água , fazem funcionar um gerador elétrico , produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais ,na fase de construção da represa , esta é uma fonte considerada limpa.


Energia Fóssil : Formada a milhões de anos a partir do acumulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia apartir destas fontes costuma provocar poluição, e esta contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global.

Energia Solar : Ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado deimplantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

Energia de Biomassa: É a energiagerada a partir da decomposição , em curto prazo , de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos e resíduos agrícolas ).O gás metano produzido é usado para gerar energia.

Energia Eólica :Gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas energia. É uma fonte limpa e inesgotável,porém ainda pouco utilizada.

Energia Nuclear :Ourânio é um elemento químico que possui muita energia.
Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada . As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade.Energia Geotérmica : Nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C.
As usinas podem utilizar este calor paraacionar turbinas elétricas e gerar energia.

Energia Gravitacional : Gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas mares. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco...
tracking img