Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Situada em Angra dos Reis- RJ a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), foi assim denominada em homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor da economia que Angra 1 e Angra 2 ocupam.
Em 2011 Angra 1 e Angra 2 registram record histórico em geração de energia, segundo a Eletrobras, juntas ausinas geraram 15.644.251 megawatts-hora (MWh), capaz de abastecer Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Curitiba e Angra dos Reis por aproximadamente um ano.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no ano passado, a energia nuclear foi a segunda maior fonte de geração de eletricidade do país, representando 3,17% da matriz elétrica brasileira, ficando atrás das hidroelétricas,responsáveis por 91% do total de energia fornecida
“A expectativa é que o resultado em 2012 seja ainda melhor, na medida em que Angra 1 vai estar disponível para operar o ano inteiro. Nesse ano, o ciclo de operação da unidade será mais longo, fazendo com que não seja necessária parada para reabastecimento e manutenção programada”, informou a Eletronuclear.
Além das usinas Angra I e II, existe umplanejamento de construção da usina Angra III, com objetivo de aumentar a energia do Brasil.

DESENVOLVIMENTO

ANGRA I
A primeira usina nuclear brasileira é um PWR (pressurized water reactor), o reator nuclear mais comumente usado no mundo. Desde 1985, quando começou sua operação comercial, Angra 1 gerou energia suficiente para alimentar uma cidade de um milhão de habitantes.
Entretanto, aexperiência acumulada pela Eletronuclear em 23 anos de operação comercial de Angra 1 permitiram à companhia acumular a capacidade de manter um programa contínuo de melhoramentos tecnológicos e a incorporação dos progressos técnicos mais recentes.
Um dos problemas ocorridos com Angra 1 ocorreu justamente em função de medidas relacionadas com a problemática da não proliferação, pois os EUA se opunhamao Acordo Nuclear Brasil Alemanha, e houve um embargo da administração Carter à venda dos combustíveis para Angra 1 contrariando contratos anteriormente firmados. Foi necessário fabricar os elementos combustíveis usando tecnologia alemã e ocorreram problemas com a substituição destes elementos.

ANGRA II
Devido ao acordo nuclear Brasil-Alemanha, a construção e operação de Angra 2 foi associadacom alguma transferência de tecnologia.
Angra 2 é um reator tipo PWR e sua capacidade nominal é 1350 MW. Essa usina tem contribuído para manter os níveis dos reservatórios das usinas hidroelétricas que suprem de eletricidade o Sudeste brasileiro. Nos últimos anos, Angra 2 vem operando próximo a 100 % de sua capacidade operacional (100% da capacidade nominal com paradas de recarga).

ANGRAIII
A decisão governamental, tomada em 2008, após a revisão do Programa Nuclear Brasileiro, é considerada essencial para que o Brasil possa manter a capacidade tecnológica adquirida ao longo de 30 anos. O plano de completar Angra 3 e construir usinas nucleares adicionais é uma garantia de continuidade do desenvolvimento do programa nuclear do Brasil, que atrairá pessoal recentemente graduado paratrabalhar na área nuclear.
A CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) é a organização federal responsável por fornecer as licenças e autorizações assim como fiscalizar as instalações nucleares naquilo que diz respeito aos aspectos radiológicos. Com esse propósito, são mantidos inspetores residentes em todas as usinas nucleares.
O IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Fontes naturaisRenováveis – é o órgão do Governo Federal responsável pelo licenciamento ambiental para empreendimento de grande escala industrial.
A aprovação de local para Angra 3 foi dada em 1980 e, após cumprir com todas as condições específicas, uma licença preliminar foi liberada em 23 de julho de 2008 pelo IBAMA mas ainda com um conjunto de 60 exigências a serem satisfeitas.
Após responder a todas...
tracking img