Energia eolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Faça pesquisa sobre as mais recentes tecnologias relacionadas com as formas das pás dos aerogeradores, identifique-as, descreva sucintamente e apresente suas vantagens e desvantagens relativamente às pás tradicionais

2. Principais fabricantes do “cluster” eólico em Portugal
ENEOP (EDP; ENERCON; FINERGE; GENERG;TP), VENTOMINHO-EDF Energies Nouvelles (França); Finerge (Grupo Endesa); DSTRenováveis (Braga).
3. Principais fabricantes de aerogeradores na Europa e do Mundo
Europa: Alstom Power (França); Enercon (Alemanha); Vestas (Dinamarca) Gamesa (Espanha).
Mundo: Vestas /Negmicon (Dinamarca); Enercon/Siemens (Alemanha); Gamesa (Espanha); GE (EUA).
4. Vantagens dos aerogeradores offshore
Potencial eólico mais elevado; Menor turbulência; Disponibilidade de longas áreasnão exploradas; Menor resistência das populações; A capacidade dos parques é teoricamente ilimitada.
5. Potências máximas dos aerogeradores mais recentes, fabricantes, nacionalidade dos fabricantes, características principais destes aerogeradores
A Enercon (Alemanha) têm 3 tipos de potência de aerogeradores: os 800-900 kW que são de classe de potência baixa e média, os de 2000-3050 kW que sãode classe de potência alta, e têm os de maior de 3050 kW que são de classe multi-megawatt (mais potente da gama)
Características:
Potência nominal:7580kW
Diâmetro do rotor: 127m
Altura do cubo: 135m
Área do Vento: WZ III
Classe do Vento: IEC/ WUNIA
Em engrenagem, rotação variável, controlo individual das pás
Tipo de rotor: rotor a barvalento com controlo do ângulo de passo das pás activoTransmissão com gerador:
Rolamento Principal: rolamento de rolos cónicos de uma fila
Gerador: Gerador circular Enercon com accionamento directo

Gamesa (Espanha) têm 3 tipos de potencia de aerogeradores, o de 850kW, o de 2.0 MW e o de 4,5 MW, este ultimo com o modelo G128, com o rotor de diâmetro de 128m, com a área de 12868m2 , com a longitude de 62,5m.

6. Potência instalada deenergia eólica em Portugal, até Junho de 2012
Potência eólica instalada em Portugal até Junho de 2012 atingiu os 4398MW distribuídos por 218 parques.
7. Identifique e localize geograficamente os parques eólicos com mais capacidade instalada em Portugal
Parque eólico do Alto Minho (concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura e Valença) distrito de Viana do Castelo. Contém 120 aerogeradores com2MW cada da ENERCON, com a potência instalada de 240MW, com a potência anual de cerca de 530GWh, inaugurado em Novembro de 2008 e com um investimento de 361 milhões de euros.
Parque eólico do Pinhal Interior, distrito de Castelo Branco, com o inicio de funcionamento em Dezembro de 2005, com a potência instalada de 144MW, com a produção anual de 336GWh, tendo 63 aerogeradores, sendo os modelos E82e E70 da ENERCON de 2 MW cada um, e o modelo V90 de 3MW da VESTAS, com o investimento de 154 milhões de euros.
Parque eólico da Gardunha, localizado entre os concelhos de Fundão e de Castelo Branco, pertencentes ao distrito de Castelo Branco entrou em funcionamento em Dezembro de 2006, com a potência instalada de 114MW, com a produção anual expectável de 277GWh, contém 57 aerogeradores de 2MWcada, sendo os modelos E82 e E70 da empresa ENERCON. O investimento foi de cerca de 146 milhões de euros.

8. Descreva de forma sucinta como se promove a produção de energia eléctrica nos aerogeradores

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Essemovimento, através de um gerador, produz energia elétrica.
A energia eólica traduz-se então na conversão de energia cinética das deslocações das massas de ar que são convertidas em energia mecânica (aeromotores) e energia eléctrica (turbinas eólicas e aerogeradores).

9. Lei de Betz
Quanto maior for a energia cinética extraída do vento pelo aerogerador, maior será a travagem que sofrerá o...
tracking img