Apostila java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTOR (ERA SÓ O QUE FALTAVA)...

Fábio Burch Salvador
O PRIMEIRO E ÚNICO

LOUCADEMIA DE JAVA

J2SE
OU

ENCICLOPEDIAE JAVALISTICUS UNIVERSALIS UM GUIA PARA QUEM NÃO SABE NADA DA LINGUAGEM JAVA, MAS QUER APRENDER. VOCÊ COMEÇA A LER APENAS COM CONHECIMENTOS BEM BÁSICOS EM LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO, E TERMINA A LEITURA DESENVOLVENDO SISTEMAS EMPRESARIAIS COMPLETOS – SÓ QUE VAI DAR TRABALHO,CLARO! ENTÃO, SE VOCÊ ESTIVER AFIM DE VAGABUNDAGEM, VÁ TENTAR UMA CARREIRA POLÍTICA OU ALGO ASSIM. OU VIRE HIPPIE.

Loucademia de Java – Versão 1.0

“Homem de preto, qual é a sua missão?” “É aprender logo Java e tirar Certificação!”

“Homem de preto, o que é que você faz?” “Escrevo um código fonte que apavora o Satanás!”
Powered by

Luisius
WWW.FABIOSALVADOR.COM.BR Página 2

Fábio BurchSalvador
Prefácio
Este livro serve para as pessoas aprenderem a programar em Java. Especificamente, J2SE, programação para desktop. Não é um livro para ser lido na cama ou no banheiro. Não é um livro para ler no ônibus. É um livro que tem muitos códigos e portanto é preciso baixar uma IDE e testar os exemplos. Só se aprende a programar programando. O conteúdo deste volume foi ordenado seguindoo critério mais correto de todos - o critério da prática. Ele apresenta as aulas de Java ministradas pelo autor, da maneira como ele gostaria de ter feito caso tivesse tempo e o curso não fosse curto demais. As explicações usam uma linguagem informal, solta, e possivelmente possuem erros de concordância em diversos pontos. Este livro é antes de mais nada um livro escrito às pressas, em horárioslivres, de intervalos para o lanche ou na madrugada antes do início das aulas. Portanto, mancadas no português devem ser perdoadas. É o livro escrito por alguém que passa o tempo todo na mais absoluta pressa. É, na verdade, o último trabalho feito por mim sob estas condições. As próximas obras serão mais calmamente escritas. Espero que sirva para os iniciantes e até para quem já conhece alguma coisade Java.

PreDifícil
Você pode achar Java uma linguagem complicada. Não é. Você pode achar que Orientação a Objetos é um bicho de sete cabeças. Não é. Tudo isso é muito simples. Eu vou tentar fazer parecer ainda mais simples. Trata-se de lógica natural. Mas eu aviso: é preciso abstrair algumas noções para compreender o que se vai ler aqui. Não se pode pensar em classes como salas ou comocaixas. Em objetos como variáveis, como valores ou sei lá o que. É preciso compreender que estamos lidando com coisas abstratas, que a princípio representam coisas reais, mas não SÃO reais. Portanto, comportam-se como aquilo que são: idéias. Uma classe é uma idéia de um tipo de coisa. Um objeto é a idéia de um objeto. E é uma instância de sua classe. Um método, é o quê? Uma função? Mais ou menos. Mastambém é uma ção em potencial do objeto. Ou da classe, se for estático. Pode parecer difícil mas não é. Poderia ser pior. Os comandos, todos palavras em inglês, poderiam ser escritos em alemão. Aí sim a cobra iria fumar!

“And we should consider every day lost on which we have not danced at least once. And we should call every truth false which was not accompanied by at least one laugh.”(“Devemos considerar perdido um dia em que não dançamos pelo menos uma vez. E mentirosa toda a verdade que não vier acompanhada de pelo menos uma risada”) Friedrich Nietzsche – Em inglês

“The book is on the table.”
(“Penso, logo existo.”) Sócrates – Em portunhol

Página 3

-

WWW.FABIOSALVADOR.COM.BR

Loucademia de Java – Versão 1.0 O autor – quem é esse cara?
Fábio Burch Salvador nasceu em1981, em Porto Alegre. É viciado em informática desde guri, mais precisamente desde o dia em que colocou as mãos em um XT na firma onde o pai trabalhava. Programador desde os 13 anos (o pai tinha um 286) começou no Basic desenvolvendo Games cabulosos tirando sarro de amigos e conhecidos. Mais tarde, evoluiu, desenvolvendo então outras coisas medonhas em outras linguagens. Mas também desenvolveu...
tracking img