Endomarketing em franquias em fortaleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS









Soraya de Oliveira Guimarães













ENDOMARKETING EM FRANQUIAS EM FORTALEZA

















Fortaleza
2012
Soraya de Oliveira Guimarães








ENDOMARKETING EM FRANQUIAS EM FORTALEZA









Projeto de pesquisa apresentadojunto ao Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientadora: Cora Franklina do Carmo Furtado





Fortaleza
2012
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4

2 PROBLEMATIZAÇÃO 5

3 JUSTIFICATIVA 5

4 OBJETIVOS 6

4.1 Objetivo Geral 6

4.2 ObjetivosEspecíficos 6

5 HIPÓTESE 6

6 METODOLOGIA 7

7 ESTRUTURA PRELIMINAR DO TRABALHO 8

8 CRONOGRAMA 8

9 REFERÊNCIAS 9

ANEXOS 10





1 INTRODUÇÃO



Nos últimos anos, o mundo dos negócios tem passado por sérias transformações. Novos tipos de produtos e serviços foram desenvolvidos, houve sérios avanços na tecnologia e, principalmente, as empresas mudaram bastante sua visãode mercado. O foco que antes era apenas no cliente, hoje está voltado para o empregado.
Assim como os clientes, os funcionários estão cada vez mais opiniáticos, devido ao alto nível de informações que se pode obter através dos infinitos meios de comunicação acessíveis, ou seja, graças à “tecnologia da informação”. Devido a esse quadro, deve haver constante troca de informação dentro daempresa, a fim de fazer com que esses colaboradores se mantenham sempre motivados.
Para desenvolver formas de estimular o empregado e, consequentemente, melhorar as vendas, é preciso utilizar ferramentas internas, que são apresentadas e estudadas pelo Endomarketing. BEKIN (2004) afirma que o “Endomarketing é a técnica de liberar o potencial contido nas pessoas que compõem o mundo interno esociograma da empresa”.
Estas estratégias podem – e devem – ser aplicadas em qualquer tipo de organização, sejam em empresas privadas, públicas, de serviço, indústrias, ONG’s, ou mesmo empresas franqueadas.
Segundo um levantamento realizado pelo Global Entrepreneurship Monitor (apud Oliveira), cerca de metade dos novos negócios não passam do seu segundo ano de vida. Isso faz com queos empreendedores busquem opções mais lucrativas e seguras para investir seu capital.
As franquias, por já representarem negócios mais consolidados, são muito visadas por investidores. Conforme dados apresentados pela ABF, comparando-se os 10 últimos anos (2001-2011), o faturamento de franquias triplicou e a quantidade de unidades aumentou 82%.
Diante deste cenário de crescimento,é importante analisar as formas de gestão utilizadas pelas franquias, especialmente quanto ao tratamento que estas estão dando aos seus colaboradores internos.





2 PROBLEMATIZAÇÃO



Muitas vezes, os investidores optam por colocar seu capital em franquias por elas representarem empresas já consolidadas no mercado. Entretanto, esses investidores precisam de muito apoio nagestão dessas organizações, a fim de desenvolver internamente e de forma planejada o gerenciamento e o fluxo de informações.
PAIVA (2005) diz que “as franquias necessitam de uma gestão moderna, diferente do estilo tradicional de administrar. Neste tipo de organização em rede, as informações e decisões devem ter uma fluidez bastante rápida e dinâmica”.
Contudo, as estratégias a seremutilizadas internamente precisam ser aplicadas não só na sede da franquia, mas em todas as unidades espalhadas no país de forma padronizada e uniforme.
Desta forma, esta pesquisa pretende responder à seguinte questão: Porque o Endomarketing não é realizado de forma eficaz em franquias na cidade de Fortaleza?





3 JUSTIFICATIVA



Algumas empresas no Brasil tomam a...
tracking img