Endocrinologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Educacional Sequencial

Sistema Endócrino

São Paulo, 04 de Abril de 2012


Orientadora: Professora Irani
Nomes: Kennia Andressa Dos Santos
Elizandra Fagundes
Maria Natália
Talita da Costa
Ana Paula da Costa
Marines
Graziele

Trabalho apresentado em cumprimentode exigência da disciplina de Farmacologia do curso
de Auxiliar de Enfermagem

São Paulo, 04 de Abril de 2012

Sumário

Introdução................................................................................................................4
Sistema Endócrino....................................................................................................5
* Hipófise ou pituitária* Hipotálamo
* Tireóide
* Paratireóide
* Adrenais ou Supra-renais
* Pâncreas
* Ovários
* Testículos (Células de Leydig)
Conclusão..............................................................................................................18Referências Bibliograficas.....................................................................................19

IntroduçãoO sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. Normalmente, o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.
     O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrinoregula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
     Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo , a tireóide, as supra-renais, o pâncreas e as gónadas (os ovários e os testículos).

Sistema Endócrino

Dá-se o nomede sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.
Os hormônios influenciampraticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com osistema  nervoso, atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Principais órgãos produtores de hormônios
* Hipófise ou pituitária
|

Situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada tela túrcica. Tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adeno-hipófise) e o lobo posterior (ou neuro-hipófise).Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, alguns hormônios, produzidos pela hipófise são denominados trópicos (ou tróficos) porque atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outros hormônios. São eles:
* Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide.
* Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex daglândula endócrina adrenal (supra-renal)
* Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.
* Somatotrófico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose...
tracking img