Self

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3º Semestre de Psicologia Noturno





SELF









Campinas
2011

Self no conceito geral representa Si mesmo é um termo que tem uma longa história na psicologia. Muitos foram os autores que desenvolveram teorias acerca do Self. Desde William James, Freud, Jung, George Mead, Koffka, Adler, Sullivan, Allport, Cattel, Murray, passando por, Symonds, Snygg & Combs, Lundholm,Sherif & Cantril, Chein e Rogers. Falaremos de alguns que desenvolveram a teoria do self.
Carl Gustav Jung
Segundo Carl Gustav Jung, o principal arquétipo é o Si mesmo (ou Self). O Si mesmo é o centro de toda a personalidade. Dele emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. É o ordenador dos processos psíquicos. Integra e equilibra todos os aspectos do inconsciente, devendoproporcionar, em situações normais, unidade e estabilidade à personalidade humana. Jung conceituou o Si mesmo da seguinte forma: “O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ousem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não.
Carl Rogers
Dentro do campo de experiência está o Self. O Self não é uma entidade estável, imutável, entretanto, observado num dado momento, parece ser estável. Isto se dá porque congelamos uma secção da experiência a fim de observá-la. Rogers concluiu que a idéia do eu não representa uma acumulação de inumeráveisaprendizagens e condicionamentos efetuados na mesma direção. Essencialmente é uma gestalt cuja significação vivida é suscetível de mudar sensivelmente (e até mesmo sofrer uma reviravolta) em conseqüência da mudança de qualquer destes elementos. O Self é uma gestalt organizada e consistente num processo constante de formar-se e reformar-se à medida que as situações mudam. Assim como uma fotografia éuma "parada" de algo que está mudando, da mesma forma o Self não é nenhuma das "fotografias" que tiramos dele, mas o processo fluido subjacente. Outros teóricos usam o termo Self para designar aquela faceta da identidade pessoal que é imutável, estável ou mesmo eterna. Rogers usa o termo para se referir ao contínuo processo de reconhecimento. É esta diferença, esta ênfase na mudança e naflexibilidade, que fundamenta sua teoria e sua crença de que as pessoas são capazes de crescimento, mudança e desenvolvimento pessoal. O Self ou auto-conceito é a visão que uma pessoa tem de si própria, baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras. Self Ideal é o conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de simesmo. Assim como o Self, ele é uma estrutura móvel e variável, que passa por redefinição constante. A extensão da diferença entre o Self e o Self Ideal é um indicador de desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas. Aceitar-se como se é na realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental. Aceitar-se não é resignar-se ou abdicar de si mesmo. É uma forma de estar mais perto darealidade e de seu estado atual. A imagem do Self Ideal, na medida em que se diferencia de modo claro do comportamento e dos valores reais de uma pessoa é um obstáculo ao crescimento pessoal.
William James
William James escreveu sobre todos os aspectos da psicologia humana, do funcionamento cerebral até o êxtase religioso, da percepção espacial até a mediunidade psíquica. Ele frequentementeargumentava de ambos os lados de uma questão com igual talento. O Self é aquela continuidade pessoal que cada um de nós reconhece cada vez que acorda. James descreve várias camadas do self.Temos o self material é a camada que inclui aquelas coisas com as quais nos identificamos. O Self material abrange não apenas nossos corpos mas também nossas casas, posses, amigos e família. Na medida em que uma pessoa...
tracking img