Plano de aula ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da (o) aluna (o): Graziela S. A
Turma: 3º Período Centro Cívico
Nome da tutora:

Dançando com o Corpo - 2 a 3 anos

Pesquisa de Conteúdo: A prática pedagógica éproposta para crianças de 2 a 3 anos, analisando as teorias de Janet R. Moyles.
A brincadeira Dançando com o Corpo, disponibiliza à criança descobrir o seu corpo, localizar-se noespaço perante os objetos e pessoas que se encontram ao seu redor. Valorizando seu conhecer e as possibilidades expressivas do próprio corpo
Segundo Moyles, é preciso aplicar apedagogia do brincar. Pois, a brincadeira quando baseada em fundamentos, proporciona à criança descobertas e aprendizados mais produtivos.

Objetivo: Proporcionar momentos dedescobertas com diferentes objetos, desenvolvendo as primeiras noções de referência espacial (lateralidade).

Organização do espaço: A sala deverá estar com as mesas e as cadeirasafastadas.

Encaminhamento Metodológico da Proposta Dançando com o Corpo: Sempre ao som de uma música, o professor sugere a brincadeira que as crianças adoram: pede que joguem ostecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
- com a cabeça
- com a barriga
- com o braço
- com o cotovelo
- com os pés
- com as costas- com o bumbum
- com as palmas das mãos, etc.
O tempo estimado da brincadeira é de 20 a 30 minutos. Para que a brincadeira se torne mais interessante, o professor executajunto com as crianças, porém, analisando o desenvolvimento individual de cada uma.

Recursos: Para a realização da brincadeira é preciso de retalhos de tecido, um aparelho de some músicas lúdicas como, por exemplo, Palavra Cantada dos autores Sandra Peres e Paulo Tatit.

Referência: MOYLES, Janet R. A Excelência do Brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
tracking img