Encurvatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Schlesinger & Mayer/Carson Pirie Scott & CO |
Teresa Cabral Fonseca nº5278, Turma A |
Curso Superior de Arquitectura Escola Superior Artística do Porto |

No âmbito da disciplina de História da Arquitectura Moderna, o presente trabalho estuda o edifício Schlesinger & Mayer, presentemente pertencente à companhia Carson Pirie Scott & CO. inserindo-o no seu contextohistórico e baseado na personalidade do seu autor – Louis Sullivan.
Aborda por isso alguns temas como Schlesinger & Mayer / Carson Pirie Scott & CO (a história do edifício), Louis Sullivan (o seu autor), Lojas de Departamentos (o tipo de construção em que se insere) e a história da Escola de Chicago (momento artístico a que pertence).

Schlesinger & Mayer / Carson Pirie Scott & CO:Construído pouco depois do grande incêndio de Chicago, o edifício Schlesinger & Mayer foi um dos primeiros armazéns construídos em aço, ocupando a esquina sudeste das ruas State e Madison, conhecida como a esquina mais movimentada do mundo. Os edifícios adjacentes na rua State eram de variadas formas e tamanhos. Mas as novas técnicas permitiram a este edifício espaços maiores e mais abertos,revelando-se uma grande obra, que mudou totalmente o aspecto daquele ângulo, convertendo várias fachadas numa única e uniforme frente de oito andares.
Quando foi construído pela dupla de arquitectos Adler e Sullivan, o edifício Mayer era muito barato e sem ornamentação. A característica marcante do desenho arquitectónico neste edifício era a continuidade das bandas largas horizontais do muro entreas fileiras de janelas, com todos os sectores subordinados a elas. Os pilares verticais, embora no mesmo plano, como as faixas horizontais, são atravessados por faixas estreitas de ornamento ao nível dos peitoris e, excepto nos cantos, por madeira ao nível dos lintéis. Isso demonstra que o verticalismo ou a horizontalidade dos arranha-céus de Sullivan não podem razoavelmente ser interpretadosapenas como uma expressão da construção em aço, uma vez que a construção é essencialmente a mesma em ambos. Como acontece no Edifício Wainwright, somos forçados a concluir que os detalhes do projecto dependem inteiramente da forma do conjunto, e que esta forma, embora uma expressão geral da função e estrutura, difere consideravelmente em diferentes edifícios.
Aparentemente o projecto esteve suspensonos 8 anos seguintes, e entretanto Alder e Sullivan separaram-se. A construção actual foi começada em 1899, e Sullivan foi o escolhido. A obra teve várias etapas. Porém, quando a loja em 1900 estava a ser concluída, parecia antiquada para os seus contemporâneos, pois nesta época o classicismo comercial dominava. Por essa razão, Schlesinger & Mayer vendeu-a, e no Verão de 1904, o estabelecimentofoi incorporado pela firma Carson, Pirie & Scott. A primeira unidade foi uma secção pequena de 9 andares na rua Madison e apenas com 3 vãos de largura. O monograma “S & M” ainda se encontra lá, no entanto, na ornamentação exterior e interior. Passaram mais 3 anos até à maior parte da estrutura ser construída, demolindo os edifícios antigos que ocupavam este grande local, e a novaestrutura deu-se por concluída em 1903/04. Era 3 andares mais alta do que a primeira unidade, mas o seu desenho era o mesmo.
Esta loja, um dos últimos produtos da Escola de Chicago, parece ter sido moldada mais pelo espírito anónimo que regia a obra daquela escola do que pelas tendências pessoais de Sullivan. No entanto enquanto nos seus edifícios mais famosos, Sulivan acentuou continuamente oselementos verticais do projecto, enfatizando as pilastras de canto, nestes grandes armazéns Sullivan demonstrou versatilidade ao empregar uma estrutura de marcada tendência horizontal e linhas simples, adaptada aos propósitos comerciais do edifício (o que está inteiramente de acordo com a sua ideia de que a “forma segue função”). No entanto, a sua assinatura está nos detalhes geométricos e naturalistas...
tracking img