Encontros e desencontros curriculares

Páginas: 4 (840 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Curso de História: Campos de Araguaína - TO
Disciplina: Currículo, Política e Gestão Educacional
Acadêmica: Alinne Gomes dos Santos Lopes
Período: 5ºData: 24/05/2012

Resenha Crítica

ROCHA, Ubiratan. História, Currículo e Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

No capítulo V intitulado “Texto oral e texto escrito: encontros edesencontros curriculares”, o autor Ubiratan Rocha faz uma análise do currículo a partir das metodologias que os professores de ensino fundamental e médio utilizam em sala de aula. Para o desenvolvimento desua obra, ele utilizou-se de observações feitas em sala de aula e pelos relatos desses professores observados. Ao usar os relatos destes professores, o autor os identificou como “professor I, A, F,J, C, G, B, etc.” ele dividiu seu texto em um título principal e em quadro subtítulos, onde aborda os diversos impasses ocorridos em sala de aula.
Rocha começa seu texto dizendo que para analisar umcurrículo em ação não é suficiente enfocar apenas os diferentes temas, contextos e metodologias de ensino de História que o professor seleciona em suas aulas. Ele diz que é necessário que se leve emconta certas práticas discursivos e meios de comunicação associados ao ensino de História. Ele afirma ainda que existam duas principais formas de construção do currículo de história para serdesenvolvido em sala de aula, que são os textos escritos e os textos orais.
Segundo Ubiratan Rocha, os professores têm reclamado do curto prazo de uma aula que muitas vezes fragmentam os textos escritos,didáticos ou acadêmicos. O autor chama atenção para o “déficit” cognitivo dos alunos, pois, segundo ele, os professores do ensino fundamental apontam erros cometidos pelos alunos em relação ao uso dalíngua materna, enquanto que os do ensino médio focaram a ausência de conhecimentos prévios em História, acarretando numa grande dificuldade na compreensão dos conteúdos. Certos professores falaram dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • encontros e desencontros
  • Psicanálise e Medicina: encontros e desencontros
  • CABRAL E MORAES: ENCONTROS E DESENCONTROS
  • Encontros e desencontros na relação família
  • Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola
  • Encontros e Desencontros na Relação Família Escola
  • Psicologia jurídica: encontros e desencontros em sua prática
  • O povo brasileiro cap.4 (encontros e desencontros)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!