Empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiga denominação de “farmacêutico”, foi o nome adotado por Miguel Gellert Krigsner, um químico boliviano recém-formado, para a sua farmácia de manipulação, que de início se chamava “Botica”: um projeto conjunto com a colega de faculdade Eliane Nadalin e dois médicos dermatologistas, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho, que teve início no dia 22 de março de 1977 no centro histórico dacidade de Curitiba, localizada no estado do Paraná, com capital de US$ 3 mil emprestados de um tio. A idéia surgiu após um curso em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizada, principalmente dentro da dermatologia. Mais do que uma simples farmácia, o pequeno estabelecimento deveria ser um localaprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja teria uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação das receitas.
m substituição aos assistentes, estariam atrás do balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade, segurança e credibilidade. Foi neste contexto queMiguel partiu, depois do aviamento de receitas, para a produção de produtos com a marca O Boticário. Com as vendas limitadas pelo próprio mercado onde atuava, o negócio foi ampliado entrando na área cosmética, com uma linha natural própria, de xampu e creme hidratante que servia a todos os tipos de pele, ambos à base de algas marinhas, oferecida aos clientes que visitavam a farmácia. Em pouco tempo,principalmente devido à propaganda boca a boca, as pessoas passaram a se deslocar até a farmácia em busca de produtos, que já eram sinônimos de qualidade. A sua primeira deo-colônia, Aqua Fresca, lançada em 1978, foi um marco da perfumaria brasileira, que ainda hoje é vendida em todas as lojas da rede. Os frascos deste perfume, aproximadamente 70.000 unidades, foram adquiridos junto ao empresárioSilvio Santos, que imaginara lançar um perfume e depois desistira.
Em setembro de 1979, com o sucesso de uma primeira loja aberta no aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, a marca foi levada Brasil afora pelas mãos de viajantes e turistas, que passaram a ter contato com produtos de qualidade, acondicionados em embalagens originais e que representavam assim uma excelenteopção de presente. Nessa época, a fabricação já englobava mais produtos. Foi então que o empresário vislumbrou a oportunidade de franquear a marca. Embora, na época, nem a conceituação de modelo fosse muito conhecida, O Boticário inaugurou sua primeira loja franqueada em Brasília no ano de 1980 e conseguiu formatar a rede e dar um enorme salto que, em 1982, exigiria a inauguração de uma fábrica degrande porte em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde 27 funcionários trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades de produtos por ano. Hoje, a fábrica emprega 1.500 funcionários e tem área construída de 39.000 m².
O segundo grande momento de expansão da marca O Boticário aconteceu em 1986, quando, já contando com mais de 500 lojas espalhadas pelo país, inaugurou suaprimeira unidade fora do Brasil, no shopping das Amoreiras, em Lisboa, dando início às cerca de 70 franquias que se espalham por Portugal atualmente. Neste momento, o mercado estrangeiro representava um grande desafio, pois o Brasil não era tradicionalmente reconhecido como um país de destaque no domínio de tecnologia nesta área. No início foi difícil balancear a estratégia de crescimento com odia-a-dia da empresa. Foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a empresa com o intuito de enfrentar os desafios para um sólido crescimento.
No final desta década, em 10 de outubro de 1989, antes mesmo da aprovação do Código de Defesa do Consumidor, a empresa criou sua área de relacionamento com o cliente. A iniciativa visava manter um canal direto e permanente de comunicação, onde toda...
tracking img