Disciplina sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA SOCIOLOGIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Turma - 2 - 2ºSemestre 2012

Sumário

INTRODUÇÃO 3
ABSTRACT 3
PRIMEIRA ETAPA 3
1º Relatório Parcial de Sociologia 3
SEGUNDA ETAPA 3
2º Relatório Parcial de Sociologia 3
3º Relatório Parcial de Sociologia 3
2.3.1 – Por que o conflito entre o velho regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nosoutros países da Europa? 3
2.3.2 – Qual foi à classe social que deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva? 3
2.3.3 – Em quais sentidos as reivindicações da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão são reivindicações dessa classe social? 3
TERCEIRA ETAPA 3
4º Relatório Parcial de Sociologia 3
3.4.1 – Quais são o principal marcos da afirmação dos direitos humanos? 3
3.4.2– Qual o papel de cada um desses marcos para a responsabilidade da sociedade internacional na proteção dos direitos humanos? 3
5º Relatório Parcial de Sociologia 3
RELATÓRIO FINAL 3
BIBLIOGRAFIA: 3

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tivemos a oportunidade de compreender como chegamos ao século XXI com Leis como: Maria da Penha, Direitos da Criança e do Adolescente Direitos dos povos indígenas,Direitos dos presos, entre outros. Para isso acontecer tivemos que percorrer um longo caminho.
Apresentaremos seus antecedentes históricos, suas bases fundamentais, conceitos e finalidades, destacando especialmente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os grandes pactos internacionais e as convenções internacionais de direitos humanos.

ABSTRACT

In this work we had the opportunityto understand how we got in the XXI century with Laws as: Maria da Penha, Rights of the Child and Adolescent Rights of Indigenous Peoples, Rights of detainees, among others. To make this happen we had to go a long way.
Will present its historical background, its fundamentals, concepts and purposes, highlighting especially the Universal Declaration of Human Rights, the international covenants andmajor international conventions on human rights.

PRIMEIRA ETAPA
1º Relatório Parcial de Sociologia
Podemos afirmar que ambas as Declarações, estão tratando do mesmo conteúdo, pois, a proteção e o “cuidado” com o indivíduo esta evidente, seja, como pessoa ou como sociedade, mas de uma maneira geral o coletivo é a prioridade.
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, temos uma condiçãoclara e objetiva, para o entendimento, em relação aos direitos concebidos para a sociedade e também os deveres a serem respeitados, por essa sociedade.
Enquanto, na Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, esses direitos e deveres ainda não estavam definidos ou claros, e sendo assim, ao lermos os artigos, ficamos com dúvidas em alguns deles, pois faltam maiores esclarecimentos para assim,termos o entendimento total de cada artigo.
Sendo à Sociedade de Direito e Deveres para com uma Comunidade. Émile Durkheim em sua conclusão declarou que “(...) Os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros, nas mais diferentes sociedades, seriam dados pela Solidariedade Social (...)”.
Como explica Durkheim, na Solidariedade Mecânica prevalece em comunidades de tipo tribal, formado porclãs, neste formato, todo grupo tem a mesma ideia, em termos de valores sociais, tanto no que se referem às crenças religiosas, valores sociais, interesses materiais, na verdade, de todos os interesses do grupo, então, nesta sociedade não existe a opinião individual, mas uma única opinião coletiva.
Já, na Solidariedade Orgânica, consegue-se observar mais o indivíduo, por existir umaaproximação maior, pois. Não somente por esse motivo, mas nesta sociedade o indivíduo exerce sua total opinião e não necessariamente sua opinião esta de acordo com todo o grupo.
Esse tipo de sociedade predominasse nas sociedades ditas “modernas” ou “complexas” do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (podemos dizer que seria uma sociedade do tipo capitalista). Neste formato de...
tracking img