Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: Cognição, arte e produção de subjetividade.
Virgínia Kastrup é Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A autora em uma primeira instância tem por objetivo explanar algunsfatores que estão presentes na experiência estética e atuam no funcionamento da atenção através dessa experiência. Baseia-se em trabalhos de James, Bergson, Freud, Varela, Depraz e Vermersch. Salienta sobre o gosto pessoal pelo e assunto e o fato da importância e do destaque que o mesmo tem ganho nos dias atuais.
Continuando o texto, Kastrup faz uma reflexão sobre o valor comercial que tem sidoatribuída a atenção e como a mídia tenta detê-la para si. Ressalta sobre a economia da atenção que já é conhecida pela publicidade, como vários museus tem se dedicado a discutir formas para atrair a atenção dos visitantes e que os mesmos passem a ter uma experiência mais ativa com as obras de arte.
Destaca uma pesquisa realizada no Museu do Louvre, onde foi constatado que a permanência de umvisitante diante de uma obra de arte é de menos de 3 segundos. Ou seja, como fala a autora: “a atenção está na ordem do dia e na agenda de educadores, psicólogos, artistas, museólogos, historiadores da cultura, etc...”.
A doutora salienta ainda com base em estudos dos autores: Deleuze (1992) e Guattari (1993) Sobre a produção da subjetividade e a produção histórica da atenção e mais ainda o livro deJonathan Crary (2001) onde aborda a produção do observador atento no século XIX, pode perceber que a atenção mudou e continua mudando com a interação mediante as novas tecnologias.
De acordo com a autora, essa interação viabiliza dois lados: de um lado, uma rápida resposta aos estímulos pela necessidade de estar “ligada em tudo a todo momento”. E de outro lado a atenção mais dirigida se tornaescassa. E nesse aspecto a experiência estética vai sendo pouco falada. A autora assim complementa que muitos não reconhecem a atenção como um processo complexo e a própria atenção é ainda mantenedora de muitas características.

A professora Kastrup, desenlaça a experiência estética por dois lados:
1º: A atenção que está voltada para o exterior – Cognição inventiva
Nesta primeira experiência aatenção está ligada a outros aspectos fundamentais para compreendê-la, como: Percepção, memória, juízo.
Neste aspecto a autora explana sobre os estudos do psicólogo Pierre Vermersch que afirma ser a atenção e a consciência um mesmo objeto, podendo ser avaliados de dois pontos de vista: Variação e modulação.
Kastrup ressalta que na metade do XIX vários estudos já confirmavam que a atenção não serestringi ao ato de prestar atenção. No séc. XX a atenção torna-se tema central no campo de estudo da cognição. Apresenta os estudos de W. James, onde ele propõe o conceito de fluxo do pensamento, comparando tal fluxo com o voo de um pássaro que desenha os céus com seus movimentos contínuos, pousando de tempos em tempos em certo lugar. Para James, voos e pousos são constituídos por ritmos diferentes ea atenção se mostra importante nesse aspecto, uma vez que seu funcionamento se dá recobrando a atenção através de sacudidelas e puxões, já que a tendência é que a mesma escape de tempo em tempo. Nesse sentido, salienta a respeito de Vermersch, que aponta ser possível flagrar a presença da atenção, quando percebemos um determinado objeto e a percepção vagueia escapando do mesmo.
Ainda dentro dessaprimeira experiência, Kastrup destaca o estudo de Henri Bergson, onde ele enfatiza a existência de atenção à duração, ou seja, atenção suplementar que se detém em uma experiência mais duradoura. Bergson define dois tipos de percepção. A primeira consiste nos interesses práticos, ou seja, aquilo que nos interessa e segunda é denominada como a percepção do artista, ou seja, percebem pelo simples...
tracking img