Empresarial 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AULAS 7 E 8 DE DIREITO EMPRESARIAL IV
Menezes Cortes

AULA 7- LETRA DE CÂMBIO: VENCIMENTO E PAGAMENTO.


7.1. Vencimento: Ato ou fato jurídico pré determinado por lei, que torna o título decrédito exigível. Temos 2 tipos de vencimento: a) Vencimento Comum: à vista; a dia certo; a certo termo de data e a certo termo de vista e b) Vencimento Extraordinário: Recusa do Aceite e Falência doAceitante. Vencimento Antecipado. Art. 19 LUG.

OBS: Falta de data do aceite em letra sacada a certo termo de vista: Pode ser completado o título de boa-fé, pelo portador, que poderá datar o aceite nodia em que ele realmente ocorreu ou pode optar pelo protesto por falta de data. Art. 24 LUG. O aceitante deverá ir ao cartório datar a letra. Caso não compareça, a data do aceite fica sendo como adata do protesto, ou ainda, de acordo com a lei, a data do aceite fica sendo como a do último dia do prazo de apresentação. Art. 35 LUG. 1 ano após o saque.

7.2. Pagamento: Com o pagamento,extinguem-se 1,algumas ou todas as obrigações representadas no título de crédito. Se o pagamento é feito por um coobrigado, extinguem-se as obrigações dos posteriores, mas vincula-se de regresso os anteriores.Se o pagamento é feito pelo aceitante, extinguem-se todas as obrigações.
- Art. 38 LUG: Letra pagável no exterior: O portador deve apresentar a letra ao aceitante no dia do vencimento ou nos 2 diasseguintes ao vencimento.
- Letra pagável no Brasil: No dia do vencimento ( dia útil). Se cair em um domingo, por exemplo, 1ºdia útil seguinte. Art. 5º do Anexo II da LUG. Se não for observado o prazo,o credor não perde o direito de cobrança, mas se o credor depositar em juízo, deverá arcar com as despesas do depósito judicial.
- Dia útil: Art. 12 § 2º da Lei de Protestos. Lei 9492/97. Dia deexpediente bancário.
- Cautelas: Quem paga tem que ter o título em suas mãos( Princípio da Cartularidade)
e quitação no próprio título de crédito ( Princípio da Literalidade), pois a letra pode ser...
tracking img