Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA PRIMEIRA FASE ESCOLAR

A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativodas capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falas, ler e escrever.
Sabe-se que para aprender a escrever, a criança terá de lidar com dois processos de aprendizagem paralelos: o da natureza do sistema escrita da língua (o que a escrita representa e como), e o das características da linguagem que se usa para escrever. A aprendizagem da linguagem escrita estáintrinsecamente associada ao contato de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente.
Sabe-se, também, que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção de conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio emque vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar.
Os esperado em crianças de 4 a 6 anos de idade, em relação a leitura e a escrita de acordo com Faria (1999) são:
• Adquirir gradativamente a liberdade de comunicação e expressão;
• Desenvolvimento da escrita com o auxilio de jornais, revistas, livros e de outras situações;
• O interesse porescrever palavras e textos de forma espontânea;
• Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
• Escolher sua própria leitura.
Já em relação à fala e escuta pode citar os seguintes itens, mencionados por Faria (1999):
• Uso da linguagem oral para expressar seus sentimentos, idéias, opiniões e sua preferência no cotidiano;
•Perguntar e responder o que lhe é proposto;
• Reprodução oral de conteúdos transmitidos aos alunos.
No que diz respeito à formação social e pessoal Faria (1999) salienta os seguintes itens que deve ser esperado de crianças entre 4 e 6 anos de idade:
• Obter uma auto-estima e autoconhecimento para suas realizações pessoais;
• Respeito ao outro e exigência de igual respeito para si,através da cooperação e da solidariedade.
Desta forma, podemos perceber que as crianças nesta faixa etária iniciam sua formação intelectual, e desta forma, os estímulos externos são os grandes responsáveis para o desenvolvimento completo de sua educação e de sua formação como indivíduo participativo da sociedade.

1. O JORNAL

Como vimos os estímulos externos é o grande responsável pelodesenvolvimento do intelecto no homem: quanto mais uma criança é estimulada visualmente e oralmente, mais esta terá oportunidade de desenvolver por completo suas habilidades visuais e motoras.
Desta forma, os meios de comunicação aparecem no campo da educação como um forte aliado para ajudar neste processo de desenvolvimento cognitivo da criança. Portanto cabe aqui salientar a importância deutilizá-los em sala de aula, como parte do processo de aprendizagem na educação infantil.
Sabe-se que os meios de comunicação em massa são: televisão, rádio, revistas, jornais, internet etc, o que propicia ao homem uma grande quantidade de informações a todo o momento. Mas para uma criança às vezes fica difícil compreender e assimilar esta grande corrente de informações.
Desta forma, um meioadequado de abrir para as crianças este imenso mundo de informações, seria demonstrar-lhe de que forma estas informações são coletadas e organizadas para serem distribuídas para todo o mundo.
O jornal, portanto, destaca-se pela facilidade de manuseio em sala de aula, e pela grande diversidade que oferece em informações, entretenimento educação. Podemos salientar ainda mais a importância do...
tracking img