Empresa do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a empresa Brasil Foods S.A., que é a junção das empresas Sadia e Perdigão S.A., formando a maior empresa de alimentos industrializados do Brasil, sendo assim, desde sua estrutura organizacional, mostrando seus níveis estratégico, tático e operacional, passando pela vista que a organização possui no mercado, até oimpacto que ela desenvolve na economia. Nosso objetivo também é trazer ao conhecimento dos leitores, o que acontece dentro da empresa Brasil Foods S.A., com o intuito de expandir a riqueza do saber administrativo para todos que apreciam este segmento e contribuindo então para a riqueza do conhecimento de todos que apreciam esta temática.





















2. HISTÓRICOComo sabemos que a Brasil Foods S.A. é a união das empresas Sadia e Perdigão, observamos a necessidade de falar um pouco, historicamente a respeito das duas empresas. Visto que esta união é bem recente, a organização fundida demonstra pouco histórico, devido a essa junção ter acontecido no ano de 2009.
A Sadia S.A., nasceu no ano de 1944, por Attilio Fontana, em Concórdia, Santa Catarina. Em 1947,abriu-se uma filial de distribuição em São Paulo, com o objetivo de adentrar com força no mercado nacional. Logo em seguida, em 1952, a empresa adquiriu um avião da Painar do Brasil, com o fim de expandir suas vendas.
Com o passar dos anos criou-se a Frigobras e lançou-se o hambúrguer Sadia. Em 1971, a sua razão social mudou para Sadia Concórdia, e em 1971, a organização começa a exportar seusprodutos para o extremo oriente Japão e Hong Kong. Entre 1991 e 1992, foram abertas filiais em Tóquio, Milão e Buenos Aires e entrou no mercado de margarinas com a marca Qualy e no segmento de sobremesas em 1999, com a marca Miss Daisy. Em 2001, entrou na bolsas de Nova York e retoma o abate de bovinos, com seu frigorífico no município de Várzea Grande, arrendado pelo grupo Friboi. E por fim,fundiu-se com a Perdigão em 2009.
A empresa Perdigão, surgiu do interesse das famílias Ponzoni e Brandalise, em 1934, porém a organização começou suas atividades em 1939. No ano de 1944, criou-se o município de Videira, situado em Santa Catarina. Logo, com o passar dos anos, a empresa começa a abater aves, sendo de 1.500 abates por dia. No ano de 1974, é constituída a Perdigão Rações S.A. e em 1980,a empresa começa a produzir o Chester. Um dos fundadores, Saul Brandalise, morreu no ano de 1991, sendo que um ano depois, faleceu Ângelo Pozoni, o outro fundador. Em 2000, a Perdigão comprou 51% da Batávia, da marca Batavo, e entrou no mercado de lácteos, e lançou a linha de pizzas prontas congeladas; com isso a empresa adquiriu uma série de outras empresas até o ano de 2008, fazendo sua junçãocom a Sadia S.A., em 2009.




3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Estrutura Organizacional

A estrutura da empresa, definida pelos acionistas, é composta por 10 vice-presidências, sendo seis da Perdigão (em áreas estratégicas como finanças, fusões e aquisições, operações e tecnologia), duas da Sadia (mercado interno e food service) e duas em aberto. Toda a composição é do oeste de SantaCatarina. Logo observamos este pensamento de Djalma (2002, p. 84).

“Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e
recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.”

Ela também é composta pela gerência da unidade, onde a mesma supervisiona a gerência de aves, a gerência industrializada, a gerência bovina, a gerência de carnes cozidas, agerência de garantia de qualidade, supervisiona a parte administrativa, a supervisão de controladoria, a supervisão de logística primária, a supervisão de logística secundária e a supervisão de vendas. Sendo assim, sobre isso Stoner e Freeman dizem:

“Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. (1992, p. 230).”

Sendo sua...
tracking img