Empregabilidade x empresabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empregabilidade X Empresabilidade
O grau de exigência que as empresas demonstram com relação ao perfil dos profissionais que compõem seu quadro de pessoal é muito grande, porém na maioria das vezesnão possuem um programa de reconhecimento, o incentivo de valorização e a conversão de idéias criativas em projetos arrojados. O resultado dessa política é o desestímulo e a frustração doprofissional.
Em vez de impulsioná-lo a buscar mais aprendizado e, conseqüentemente, maiores resultados, a empresa faz com que procure outra colocação, que lhe ofereça oportunidade de desenvolver e aplicar seutalento e que o anime à atualização constante.
Surge aí a dicotomia entre as exigências requeridas pelas empresas e a utilização dessas competências no dia-a-dia do trabalho, ou seja, entre aempregabilidade e a empresabilidade.
É preciso despertar para uma nova relação entre capital e trabalho, pois a cada ciclo de evolução da sociedade se define um novo ciclo de negócios, que, por sua vez,define as novas fontes de empregos.
É fundamental que as empresas incorporem novas tecnologias nos processos produtivos, mas é vital que saibam como aproveitar o conhecimento humano disponível em seuambiente.
O capital humano é considerado a principal fonte para o crescimento organizacional, já que o diferencial está centrado no saber. Os proprietários do conhecimento (profissionais empregáveis)estão “com a faca e o queijo na mão”, pois depende deles a criação de novas tecnologias e inovações no mundo dos negócios.
Sendo assim, terão liberdade para escolher onde querem estar atuando. Se aempresa não souber como aproveitá-los, com certeza eles irão buscar uma oportunidade onde possam obter satisfação e reconhecimento pelo seu desempenho.
O profissional dos tempos atuais deve ser umempreendedor de sua empregabilidade, deve ser o responsável por sua carreira, gerir seus conhecimentos de tal forma que possa ser produtivo em qualquer modalidade de trabalho, ora como empregado, ora...
tracking img