Empregabilidade aos 40 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Artigo Acadêmico – Empregabilidade acima dos 40 anos.

O texto refere-se à preocupação de alguns autores em relação a dificuldade de profissionais acima de 40 anos a encontrarem um emprego.Devido ao avanço das áreas tecnológicas ,fazendo com que fique mais fácil através das maquinas ,que reduziram a quantidade de pessoas nas áreas de trabalho , isso afeta diretamente Criança , idosos ,e trabalhadores e fazem com as pessoas, que corra a criatividade para desenvolver certas funções na área de trabalho , Com tanta tecnologia , o lugar do homem foi trocado pela maquina , e fez com que o mundo entra-se nesta crise de falta de empregabilidade e com muito comportamento antiético. Hoje as pessoas que tem mais facilidade com a comunicação, têm mais chances de entrar no mercado detrabalho, pessoas desinibidas, que tem facilidade de lidar com o publico e que podem achar seus pontos fortes que se transformam em tais serviços, e assim acompanhar o andamento das novas tecnologias e sua rede de amigos. Para o sucesso da empregabilidade a partir dos 40 anos os seus fatores devem ser praticados e os profissionais devem examinar seus papeis e pensar muito sobre esta questão: considerarseu desempenho e forma de melhores condições tanto profissionais quanto de vida.

Artigo Acadêmico – Empregabilidade acima dos 40 anos

Pupo, Maria Bernadete. Empregabilidade acima dos 40 anos. São Paulo: Editora Expressão & Arte, 2006
O livro de Maria Bernadete Pupo, Empregabilidade acima dos 40 anos, uma publicação da, faz um balanço da realidade do mundo do trabalho, apresentando asmudanças ocorridas na relação entre capital e trabalho, durante as últimas décadas. Para dar conta desse tema, a autora problematiza as teorias de autores como William Bridges, Rosa Maria Fischer, José Pastore, Domenico De Masi e Jeremy Rifkin, e pergunta como um trabalhador, após completar quarenta anos de idade, pode garantir sua empregabilidade num mundo em contínuo processo de transformação dasrelações tecnológicas e de trabalho.
Além dessa questão, a cultura de trabalho no Brasil considera quase descartáveis, para determinadas áreas profissionais, pessoas acima dos quarenta anos. A criatividade da autora está em olhar para a realidade caótica do trabalho, comentada por uns como de “horror econômico” e por outros como de “horror político”. Há, finalmente, aqueles que acenam para o fimdo trabalho. Apesar de conhecer essa realidade, a autora não se deixa abater e procura encontrar na experiência de alguns profissionais o modo pelo qual conseguiram garantir sua empregabilidade.
Mesmo sendo um estudo de caso, o livro contém algumas possibilidades extraídas da vida profissional, o que possibilita uma compreensão da noção da categoria empregabilidade utilizada por muitosintelectuais, especialmente da Sociologia do Trabalho e da Administração, para diferenciar o reordenamento jurídico e social do trabalho, que está emergindo na era da globalização. As profissões vêm-se alterando quase diariamente, algumas desaparecendo e novas aparecendo.
O processo de desenvolvimento da tecnologia desembocou nas chamadas máquinas-inteligentes, que têm liberado os seres humanos de umconjunto de tarefas, mas, em contrapartida, excluído milhões de pessoas do processo produtivo. A busca da felicidade, constante no decorrer da história, instaurou, na modernidade, a crença no poder da tecnologia para construir a sociedade da abundância e do tempo livre.
Finalmente, entramos na utopia da era da informação e passamos à convicção de que aquele que a detém poderá dominar o mercado e asociedade ou contribuir para a libertação da humanidade. Entretanto, talvez estejamos passando por uma das maiores crises da história, marcada pelo desemprego e pelo comportamento antiético. A tecnologia, criatura, voltou-se contra o criador, e suas maiores vítimas são os trabalhadores, as crianças e os idosos.
Essa crise se direciona contra o ser humano, mas atinge todo o Planeta. Hoje se...
tracking img