Empreendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As ferramentas de comunicação são instrumentos que auxiliam na composição do setor de Comunicação Empresarial de uma empresa.
Instrumento segundo Ferreira (2001, p. 393) quer dizer:
Sm. 1. Objeto, em geral mais simples que o aparelho, que serve de agente mecânico na execução de qualquer trabalho. 2. Qualquer objeto considerado em sua função ou utilidade. 3. Recursos empregados para alcançar umobjetivo; meio. 4. Objeto que produz sons musicais.
Para se compor uma bela "orquestra" (gestão), através da comunicação faz-se necessário, além de aptidões, conhecimentos técnicos sobre as ferramentas que a compõe e só assim, fluirão sintonias perfeitas, onde cada instrumento visto aqui como a composição da ferramenta, entra em harmonia com todos os outros, originando uma música, aqui chamada deprocesso, perfeita.
As músicas (processos) são as essências de uma orquestra (gestão), por isso cada uma deve ser tocada em perfeita harmonia com as demais.
Destacaremos nesta monografia quais são os objetivos de cada ferramenta estudada, apresentaremos estudos conceituais, no entanto o aprofundamento a estes estudos ficará por conta do leitor e de suas principais necessidades.
2.1 OBJETIVOGERAL
Apresentar as principais ferramentas utilizadas pela Gestão da Comunicação Organizacional de uma empresa e suas aplicabilidades.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar as principais ferramentas utilizadas pela gestão da comunicação Institucional e suas aplicabilidades.
• Apresentar as principais ferramentas utilizadas pela gestão da comunicação Interna e suas aplicabilidades.• Conhecer as principais ferramentas utilizadas pela gestão da comunicação Mercadológica e suas aplicabilidades.

Comunicação

Ficamos a analisar e estudar a comunicação, observamos sem muito esforço que tudo que falamos, escrevemos, bem como se nada falarmos ou escrevermos nossas ações ou não ações será reflexo de comunicação.
Comunicação para Bateman e Snell (1993, p. 402) "é a transmissãode informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados".
Para a realização de um processo de comunicação podemos destacar:
• fonte (que pode ser pessoa, processo ou equipamentos que fornece as mensagens);
• transmissor (processo ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite ao canal);
• canal (equipamento ou espaço intermediárioentre transmissor e receptor);
• receptor (processo ou equipamento que recebe e decodifica a mensagem);
• destino (a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem);
• ruído (pertubações indesejáveis que tendem a alterar, de maneira imprevisível, a mensagem). (Shannon apud Pimenta, 2007, p. 45)
Os componentes que fazem parte da comunicação foram estudados por Shannnone Weaver no ano de 1949 (Tomasi e Medeiros, 2007, p. 7), originando assim o modelo mecanicista de comunicação onde podemos apresentá-lo no seguinte gráfico:
[pic]
Figura 1: Modelo mecanicista da comunicação
Fonte: Tomasi e Medeiros, 2007
Na comunicação o ruído é algo que atrapalha a mensagem e a mesma não leva a informação ou não desperta no receptor o sentimento ou a ação desejável por quemas emitiu. Existem vários tipos de canais utilizados para se transmitir uma mensagem, basta identificar os mais eficientes e eficazes para se alcançar o que se deseja no momento em que se precisa, ou seja sempre. E sempre conseguir o que se deseja através da comunicação não é tarefa fácil, visto que cada pessoa tem uma forma de pensar e interpretar diferente. Vários estudiosos vêm analisando,aplicando pesquisas e descobrindo métodos que auxiliará, se aplicados de forma correta, o alcance dos objetivos através da comunicação.
Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter...
tracking img