Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 4- IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
OPORTUNIDADES NA INTERNET
Na segunda metade da década de 1990, o mundo das pontocom (empresas baseadas na Internet) era o auge da tecnologia, até 11 de março de 2000, quando ocorreu um fato que ficou conhecido como o estouro da bolha das empresas pontocom na Nasdaq (bolsa de valores de empresas de tecnologia nos Estados Unidos). Esse fato marcoua história, seu impacto e as consequências para o empreendedorismo da nova economia permanecerão por muitos anos. Nessa época, muitos jovens tinham o sonho de se aposentar antes dos 30 anos de idade, pois muitos jovens empreendedores americanos alcançaram o sucesso criando um site na garagem de casa e em menos de um ano, mudaram de vida, tornaram-se empreendedores no papel. Isso ocorreu também noBrasil, onde muitos jovens fizeram sucesso nos negócios, mas a questão em si gerava dúvidas, se era tão simples assim todo esse sucesso, criar um site e conseguir mudar de vida, muitos deles não se preocupavam se a empresa iria gerar lucros futuros.
O índice Nasdaq perdeu 78% de seu valor no período entre 11 de março de 2000 a 9 de outubro de 2002. O número de IPOS ( Oferta Pública Inicialde Ações) declinou de 457 em 1999 para 76 em 2001, em conta disso, fez com que muitas empresas baseadas na Internet começaram a falir tanto nos Estados Unidos como na Europa e também no Brasil, então os oportunistas tiveram que justificar os investimentos recebidos e a ausência de receita dessas empresas, mas a maioria não conseguiu e suas empresas fecharam as portas ou foram adquiridas poroutras (Dornelas, 2002).
Essa fase foi importante para mostrar que qualquer negócio deve ser muito bem planejado antes de colocar em prática e que o empreendedor deve gostar muito do que faz, para assim conseguir criar e manter seu negócio e até gerar empregos, recompensa financeira e pessoal e promovendo o crescimento do país, sem especulação.
MODELOS DE NEGÓCIOS NA WEB
A Internet éum canal de comunicação poderoso e cresce a cada dia, mas a maioria percebeu que custos, receitas e lucro ainda continuam sendo as principais métricas de um negócio, on-line ou tradicional.
O baixo custo para se criar um site na Internet, fez com que surgissem inúmeros modelos de negócios, esse modelos descrevem como a empresa irá gerar receita e quais seus custos e investimentos, osmodelos mais observados na Internet e que tem se consolidado nos últimos anos são:
* Intermediação de Negócios
* Comercialização de Propaganda
* Mercado Virtual
* Empresarial
Há alguns sites que utilizam mais de um dos modelos e muitos utilizam modelos semelhantes a esse citado acima.
INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS
Este modelo tem como objetivo aproximar compradores e vendedores.Essa aproximação pode ser feita entre empresas (business- to –business- B2B), entre empresas e consumidores finais (business-to-consumer – B2C), ou entre pessoas (consumer- to- consumer- C2C). A principal fonte de recita é a cobrança de parte do valor das transações efetuadas, alguns sites deixaram de cobrar taxa transacional para conseguir o maior número de clientes no menor prazo possível e tevecomo principal receita a venda de propaganda e de patrocínio.
Este modelo será subdivido em:
a) Portais Verticais B2B: neste modelo, a empresa atrai compradores e vendedores de um segmento específico e também pode oferecer aos seus participantes mecanismos avançados de compra e venda, tais como leilão convencional e reverso.
b) Compra Coletiva: modelo de negócio onde o objetivo é unircompradores, pessoas físicas ou jurídicas, normalmente o intermediador fica com parte do valor transacionado.
c) Distribuidor: baseia-se na criação e no gerenciamento de catálogos de produtos de grandes fornecedores, disponibilizados para revendedores de todos os portes, geralmente funciona para transações entre empresas.
d) Shopping Virtual: reúne várias empresas que já realizaram comércio...
tracking img