Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Na aula passada vimos alguns fatores importantes para que um negócio dê certo. Atualmente, um negócio para ter sucesso precisa contar com muito mais recursos do que os empreendimentos de duas décadas atrás. Entre outras coisas, uma boa análise de mercado somada a um bom gerenciamento e monitoramento de seus números.

No caso dos pequenos negócios, essas atividadesestão geralmente sob responsabilidade do dono, que deve tomar as decisões sobre seu negócio, cada vez mais rápido e com maior eficácia para sobreviver. O desenvolvimento dos pequenos negócios é um fenômeno mundial recente e a maioria dos países que estudam e investem nesta área reconhecem a importância do papel exercido pelo dono da empresa como um empreendedor. Assim, é importante entendermos oque vem a ser o empreendedor. De acordo com os dicionários é definido como "aquele que empreende, que é, ativo, arrojado", que coloca muita energia ao fazer alguma coisa. Isto é... “Empreendedor é aquele capaz de visualizar uma realização futura e, através do seu trabalho e recursos, combinado ao trabalho e recursos de terceiros, torná-la realidade” (Schumpeter) Ser empreendedor significa, acima detudo, a capacidade de realizar coisas novas, pôr em prática idéias próprias. Alguns estudiosos do comportamento humano, como por exemplo, o americano David Mc Clelland diz que as pessoas podem ser psicologicamente divididas em dois grupos: Um grupo menor que, se desafiado por uma oportunidade, se dispõe a trabalhar duramente até concretizar o desafio e fazer com que as coisas aconteçam. O outrogrupo, que é formado por uma maioria, não costuma resolver os seus desafios dessa forma.

EM QUAL DOS GRUPOS VOCÊ SE INCLUI? A base da análise deste autor diz que um grupo, o dos empreendedores, é essencialmente automotivado, enquanto o outro grupo não tem esta característica. “Empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade na relação com o mundo. Essapostura, condicionada por características pessoais, pela cultura e pelo ambiente, favorece a interferência criativa e realizadora, no meio, resultando em ganhos econômicos e sociais.” (SEBRAE)

Como você vê, não basta sonhar ou criar. É preciso realizar. O(A) EMPREENDEDOR(A)... ... sempre quer realizar os seus próprios sonhos. É alguém que busca incansavelmente a autorealização. ... aprende comos erros e fracassos diante dos quais não se abate. ... acredita que pode convencer as pessoas a realizarem os seus sonhos. Ele tem a capacidade de colocar o destino a seu favor, a certeza de fazer a diferença no mundo.

No mundo dos negócios, é necessário mais que dinheiro e sorte para concretizar os sonhos de sucesso. Para quem decide tocar uma atividade empresarial, o dinheiro é importante,como também podem contribuir bastante a influência e o apoio dos amigos. Porém é na garra, na determinação e na vontade de vencer que se revelam as condições fundamentais do sucesso. Em outras palavras, é preciso ser um(a) verdadeiro(a) empreendedor(a). Sabemos que a tarefa de transformar potencial mercadológico e números em negócios é de inteira responsabilidade do(a) empreendedor(a). Um negócionão nasce da geração espontânea: é preciso um ato criador de alguém que é capaz de observar, analisar e formular um organismo que dê conta de gerar bens que possam produzir sentimento de satisfação, conforto e bem-estar nas pessoas ou em grupos de pessoas que venham a consumir estes bens. Um negócio é um organismo vivo. Para ser saudável do ponto de vista econômico, financeiro e social ele precisaser dinâmico e com grande capacidade de adaptação. Não há uma única fórmula para resolver situações diferenciadas que mantenham as empresas saudáveis, mas podemos afirmar que o comportamento do empreendedor reflete o estado da empresa. Vejamos algumas características do empreendedor: São visionários: - possuem a visão de como será o futuro para seu negocio e sua vida, e o mais importante: eles...
tracking img